Ponta Porã recebe baixo risco para epidemia de dengue, mas atenção continua

-

Dr. Eduardo Rodrigues, secretário municipal de Saúde, e Edilson Melgarejo, coordenador do setor de vetores. Foto: Lucho Rocha
Dr. Eduardo Rodrigues, secretário municipal de Saúde, e Edilson Melgarejo, coordenador do setor de vetores. Foto: Lucho Rocha

As ações permanentes do Governo do Prefeito Ludimar Novais (PPS), através da Secretaria Municipal de Saúde e o Setor de Controle de Vetores, no combate ao mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue) já demonstram resultados concretos, e colocam Ponta Porã como uma das cidades mais seguras do estado de acordo ao resultado do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti) onde o município ficou classificado como “Risco Baixo”, muito inferior ao preconizado pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde .

O índice foi realizado na primeira quinzena de setembro deste ano, e recebeu a classificação de 0,4%, quando não se deve ultrapassar 1% que ainda é considerado um índice seguro, de acordo com o Ministério da Saúde.

Segundo informações do Coordenador do Controle de Endemias e Vetores, Edilson Melgarejo, a melhora na estrutura no Setor de Endemias e Vetores na atual administração, e que praticamente não existia anteriormente, como recursos humanos, equipamentos e insumos, contribuiu para que 100% das casas no município possam ser inspecionadas, com uma média de visita de 4000 imóveis por semana.

De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Eduardo Rodrigues, uma das prioridades do atual governo foi o controle da dengue, em 2014 foram 185 casos suspeitos, com 34 casos positivos e nenhum caso de óbito “é um trabalho realizado com uma equipe técnica de primeira qualidade que trabalha 365 dias por ano, com 52 colaboradores de suma importância que vai do coordenador aos agentes de saúde, agradeço em nome do prefeito Ludimar toda a dedicação, e hoje estamos colhendo os resultados jamais atingidos em nossa cidade”.

Um fato importante levantado pelo coordenador do controle de vetores é a participação e a colaboração da população no combate ao mosquito, e que os focos da dengue estão sendo encontrados nas residências em vasos de plantas, bebedouros de animais, tambores domésticos, e principalmente em pneus “a população deve monitorar esses depósitos semanalmente, e principalmente buscar abrigo da chuva para os pneus, se for constatado focos, o proprietário do imóvel será notificado, na reincidência a multa pode chegar até R$ 800,00”, manifestou Melgarejo.

plugins premium WordPress