Por falta de documentação, caminhão da Rota Bioceânica está parado na fronteira

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O caminhão frigorífico que saiu de Campo Grande para percorrer a Rota Bioceânica está barrado na Alfândega da Receita Federal, em Ponta Porã, desde a última sexta-feira (24), devido à falta de documentação. O impasse que trava a passagem da carga acontece mesmo com todo aparato criado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), que integra a viagem ao lado de empresários, políticos e jornalistas.

Este é o primeiro transporte feito pelo Corredor Bioceânico, que ligará o Brasil aos portos do norte do Chile, e o veículo está carregado com 12 toneladas de carne bovina congelada e desossada. O caminhão integra um comboio composto por empresários, políticos e autoridades, entre eles Jaime Verruck, titular da Semadesc. A secretaria, inclusive, designou um assessor de logística do Governo para acompanhar em Campo Grande o embarque da carga de carne, que agora está impedida de seguir viagem.

A Receita Federal informou que o caminhão não está retido, uma vez que o termo ‘retenção’ significa apreensão de carga, mas ressaltou que aguarda toda a documentação solicitada à empresa para que seja feita a liberação. “A liberação depende da empresa, assim que a documentação correta for entregue o veículo será liberado”, informou.

A previsão é que a liberação ocorra ainda nesta segunda-feira (27). O embarque inicial ocorreu na manhã de quarta-feira (22), na unidade da fábrica localizada na saída para Sidrolândia. O processo foi acompanhado pela Semadesc, que verificou as condições para a imediata utilização da via e os avanços na área de Aduanas e Autoridades Intervenientes de comércio exterior.

Como a própria assessoria do Governo do Estado divulgou em seus canais oficiais, a viagem teve início na sexta, e é a terceira expedição da Rila (Rota de Integração Latino-Americana), que tem objetivo de percorrer todo o trajeto da Rota Bioceânica, de Campo Grande até Iquique, no Chile.
Neste ano, 30 veículos e 100 pessoas participam da expedição. No domingo (26), a viagem teve incidentes envolvendo caminhonetes atoladas em estradas com poucas condições de tráfego para veículos pesados.

A previsão é que o grupo retorne para a Capital no próximo dia 5 de dezembro. Confira abaixo o cronograma da expedição:

Dia 27 (segunda-feira)
– Segue viagem rumo a fronteira com o Chile (passo de Jama)
– Aduana e Imigração (Argentina e Chile)
– Segue viagem até San Pedro de Atacama – Almoço
Tarde livre. Pernoite em San Pedro de Atacama.
Dia 28 (terça-feira)
– Segue viagem para Iquique
– Almoço em Iquique
Agenda com autoridades locais. Encontro com a carga transportada. Embarque da carga de retorno. Pernoite em Iquique.
Dia 29 (quarta-feira)
– Almoço em Iquique
– Agenda Oficial em Iquique (Participação no evento 4º Foro de Los Territórios Subnacionales Del Corredor Bioceânico Capricornio, com empresários chilenos, paraguaios, argentinos bolivianos e mais de 600 chineses com tradição em comércio internacional.
– Pernoite em Iquique
Dia 30 (quinta-feira)
– Segue viagem para Salta
– Almoço San Salvador de Jujuy
– Jantar em Salta. Pernoite em Salta.
Dia 1/12 (sexta-feira)
– Agenda com autoridades Salta
– Rodada de Negócios
– Segue viagem San Salvador de Jujuy
– Agenda Oficial Jujuy
Pernoite.
Dia 2 (sábado)
– Segue viagem para Asunción
Jantar pernoite em Asunción
Dia 3/12 (domingo)
– Em Asunción. Agenda com autoridades.
Dia 4 (segunda-feira)
– Agenda Asunción, com autoridades
– Almoço Asunción. Saída para Ponta Porã.
– Jantar e pernoite em Ponta Porã
Dia 5 (terça-feira) – Retorno e chegada em Campo Grande.

Rota Bioceânica

A Rota Bioceânica encurtará a distância para as exportações e importações brasileiras entre mercados potenciais na Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos. Também integrará a América do Sul e transformará Mato Grosso do Sul em um hub logístico, um centro de distribuição de mercadorias.

O Estado é o ‘coração’ da rota, visto que vai seguir pela cidade de Porto Murtinho, cruzará o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo. Depois irá atravessar por território argentino as cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta, ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.

Obra de acesso à ponte custará R$ 472 milhões, conforme publicado no Diário Oficial da União em 16 de novembro, o resultado da licitação para implantação de acesso à ponte da Rota Bioceânica, na região de Porto Murtinho. De acordo com o aviso de homologação e adjudicação, a licitante vencedora é a Construtora Caiapó Ltda e o valor total da licitação é de R$ 472.410.911,22.

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