Naquela oportunidade, os executivos da companhia anunciaram um programa de investimentos para melhorar a qualidade do serviço. Até setembro de 2013, a operadora esperava concluir a expansão da capacidade de processamento de voz e dados das torres no município e completar a instalação da rede de fibra ótica para acelerar o processamento entre Campo Grande e Cuiabá para atender Corumbá e deixar a cidade com tecnologia que permitiria uma condição privilegiada para, futuramente, instalar a telefonia móvel 4G e seus derivados na região. Em março deste ano, o Procon de Corumbá multou a Vivo por desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O gerente do Procon, Alexandre Vasconcelos, informou que o órgão “está acompanhando a situação da Vivo em Corumbá, de acordo com a determinação do prefeito Paulo Duarte”. Segundo ele, o Procon orienta os consumidores sobre como proceder e “aguarda a empresa apresentar um planejamento concreto de ações para que a situação venha a ser revertida”, afirmou.
Em nota encaminhada ao Diário Corumbaense a Telefônica Vivo afirmou que “investe constantemente em qualidade e expansão de sua rede em Corumbá. Em 2013, as equipes técnicas da Vivo identificaram a causa do problema no município: uma interferência externa em sua rede. A operadora acionou os órgãos responsáveis para solucionar essa questão”. A operadora orienta aos clientes que tem na cidade que “mantém seus canais internos de atendimento, comoa Central de Atendimento *8486, que funciona 24 horas 7 dias por semana”.