Prefeitura de Caarapó oferece atendimento educacional especializado

-

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caarapó mantém Atendimento Educacional Especializado nas escolas da rede municipal de ensino. As ações foram iniciadas em 2003 e a implantação efetiva das salas de AEE ocorreu em 2006 na Escola Cândido Lemes dos Santos, estendendo-se posteriormente para as escolas Professor Moacir Franco de Carvalho e Rui Barbosa.

Em 2014, 15 estudantes foram atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Cândido Lemes dos Santos, seis na Escola Rui Barbosa e outros 15 na Escola Professor Moacir Franco de Carvalho. Para este ano, os professores, juntamente com a equipe pedagógica das escolas, estão fazendo o levantamento de quantos estudantes necessitarão de atendimento.

As salas de recursos multifuncionais com AEE foram implantadas com recursos financeiros para a aquisição de materiais permanentes e pedagógicos, oriundos de programas nacionais – Secretaria de educação Especial (SEESP), Programa de Informática na Educação Especial (PROINESP), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), Programa Escola Acessível (adequação de prédios escolares para acessibilidade) e verba própria próprios da refeitura municipal. Ainda com recursos próprios municipais, foram realizadas reformas e adaptações nas estruturas físicas das instituições da rede municipal de ensino, além da aquisição de materiais e mobiliários para estudantes com deficiências.

Os estudantes com deficiências matriculados e frequentes nas instituições da rede municipal de ensino, além de participar das aulas ministradas em sala de aula comum, no contra turno participam também das atividades desenvolvidas na sala de recursos multifuncionais, onde é oferecido o Atendimento Educacional Especializado, realizado por professores capacitados e habilitados para exercer esta função, com a supervisão e orientação da psicóloga responsável pelo setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Na Escola Municipal Indígena Ñandejara Pólo e extensões, existe a sala de AEE em fase de implantação, e um professor em capacitação para exercer esta função que faz atendimento com supervisão e orientação de uma psicóloga específica para as escolas da reserva indígena.

As salas de AEE possuem mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para atendimento dos alunos que são o público alvo da Educação Especial e que necessitam do AEE, e jogos e brinquedos pedagógicos adequados ao educandos com necessidades especiais.

As ações da Educação Especial visam assessorar os diferentes espaços onde crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais específicas estão incluídos.

A deliberação do Conselho Municipal de Educação de Caarapó-MS, N.º 16, de 20 de outubro de 2010, que dispõe sobre a Educação Especial na Educação Básica, em todas as etapas e modalidades do Sistema Municipal de Ensino do município de Caarapó, é o documento que norteia as ações direcionadas aos estudantes público alvo da educação especial.

plugins premium WordPress