Tendo em vista alguns acidentes de trânsito envolvendo veículos pesados no perímetro urbano de Caarapó, como também os danos que os mesmos causam na malha asfáltica, a prefeitura, através do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (Demtrat), está tomando algumas medidas que visam mudar esta situação.
No último dia 20 foi realizada no gabinete do prefeito Mário Valério (PR) uma reunião que contou com a presença de outras autoridades municipais e diversos moradores e comerciantes do município.
Além do mandatário caarapoense, participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz de Almeida Miranda (Macarrão), o secretário de Administração e Finanças, José Claudio Poças Coneglian, o chefe de Governo e Comunicação, Dilermano Alves dos Santos, o chefe do Demtrat, Chirato Alves Vieira, e outras autoridades.
Segundo o chefe do Demtrat, Chirato Alves Vieira, essa reunião tinha como objetivo estudar uma forma de interditar ou impedir que os caminhões pesados trafeguem pelo perímetro urbano da cidade. “É claro que para tomarmos qualquer decisão precisamos dar opções, sendo que uma delas já em execução é a elaboração de um mapa, o qual será entregue aos motoristas informando por onde ele pode ou não trafegar, como também as infrações nas quais ele poderá ser enquadrado em caso de desobediência”, explicou.
“Primeiro nós estamos fazendo um trabalho de conscientização, ou seja, visitando às transportadoras, conversando com os responsáveis, os frigoríficos, como também os armazéns de grãos, onde os caminhoneiros pegam seus fretes, e ainda com os funcionários das balanças, os quais têm contato direto com os motoristas”, frisou Chirato.
“Como antes o município não possuía contorno rodoviário, e agora possui, nosso objetivo maior é tirar o fluxo de caminhões pesados do perímetro urbano. Essa questão não está relacionada somente à segurança da população, mas também aos prejuízos causados com o patrimônio público. A nossa malha asfáltica não tem capacidade para suportar o peso que esses veículos transportam”, comentou Vieira.
Chirato informou ainda que, além dos mapas que estão sendo elaborados, já foram entregues vários ofícios informativos para pessoas e empresas ligadas diretamente a questão. Também estão sendo elaborados panfletos que também chegarão aos motoristas e as empresas nas quais os mesmos pegam seus fretes.
O prefeito Mário Valério disse que esse desvio do trânsito pesado da área central da cidade tem sido um desejo não somente da atual administração municipal, mas também de muitos moradores e comerciantes do município. “Mesmo tendo construído o anel viário, infelizmente muitos motoristas desrespeitam a sinalização e trafegam por dento do perímetro urbano, causando inúmeros transtornos, como lentidão no trânsito, poeira, poluição, danificação da malha asfáltica, além de acidentes, inclusive alguns com mortes como aconteceram recentemente”, comentou.
Valério disse ainda que todo um trabalho de conscientização será feito no sentido de que os motoristas possam obedecer, para que não corram riscos de serem multados ao descumprirem as normas. “Nossa intenção é melhorar cada vez mais o trânsito de nosso município, e por isso vamos contar principalmente com o apoio dos caminhoneiros e das empresas que oferecem fretes aos mesmos”, finalizou o prefeito Mário Valério.