A Prefeitura de Dourados colocou cerca de 200 trabalhadores para fazer a limpeza da cidade e dos distritos. No total são nove equipes, além dos trabalhadores que ficam em pontos estratégicos, responsáveis pela manutenção constante.
O serviço de limpeza é feito diariamente em parques, canteiros das ruas, cemitérios e em diversas outras áreas públicas, com capina, corte de galhos, varrição, pintura e recolhimento do lixo e entulhos.
Segundo o diretor de Serviços Urbanos, Édio Carneiro, a limpeza é constante, já que o mato e galhos de árvores crescem rápido por causa da temporada de chuva.
Só a limpeza pública feita pela Prefeitura de Dourados através de empresa contratada por licitação recolhe em média 245 toneladas de materiais por mês.
Atualmente as equipes estão trabalhando nas Ruas Albino Torraca e Onofre Pereira de Matos, nas proximidades do CAM (Centro Administrativo Municipal) e estádio Douradão, nos cemitérios públicos, na região do Jardim Água Boa e Santo André – onde três equipes fazem limpeza e uma faz a pintura. Outra está nos arredores do Seminário Batista Ana Wollerman, na Rua Dom João VI.
Além da preocupação em prevenir doenças, a limpeza pública melhora a visibilidade no trânsito e o aspecto da cidade, que recebe diariamente centenas de visitantes.
Édio Carneiro lembra também que as equipes de limpeza trabalham para acabar com lixões clandestinos que se formam em vários pontos da cidade. No total são pelo menos 20 pontos em que as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos atuam frequentemente para acabar com o lixão.
Alguns exemplos são nas áreas desocupadas próximas ao Parque Ambiental Rego D’Água, próximo ao Trevo da Bandeira, Portalzinho, final Rua 1º de Abril na Vila Vieira, saída para o distrito de Panambi, lateral do Clube Indaiá e nas laterais da Via Parque.
Para mais informações sobre o serviço de limpeza, o Departamento de Serviços Urbanos disponibiliza o telefone 3424-3358.