Prefeitura de Dourados faz parceria com BRF para construção de casas e creches

-

Prefeito Murilo recebeu gerentes da BRF e definiu parceria que vai garantir qualidade de vida aos funcionários da empresa. Foto: A. Frota
Prefeito Murilo recebeu gerentes da BRF e definiu parceria que vai garantir qualidade de vida aos funcionários da empresa. Foto: A. Frota

O prefeito Murilo recebeu dirigentes da unidade da BRF (Brasil Foods) de Dourados na manhã de sexta-feira, para discutir a implantação de um residencial de 350 casas e uma creche. Murilo confirmou que a prefeitura vai ser parceria da indústria nos empreendimentos sociais.

Estiveram reunidos com o prefeito Rubens Patrão Pamplona de Oliveira, gerente da unidade, Silvana Mendieta Benites, coordenadora de recursos humanos, e Rafael Filartiga Chaves, coordenador administrativo. “Vim conhecer o prefeito e já apresentar os projetos”, afirmou o gerente, recém transferido da unidade de Buriti Alegre (GO).

Serão 350 casas construídas numa área que a BRF já comprou ao lado do Jardim Guaicurus, próximo ao Distrito Industrial, onde fica a indústria. Organizadas pela indústria, as moradias serão financiadas pela Caixa, beneficiando funcionários que passarão por um processo de seleção interna. A prefeitura vai ser parceira no processo de documentação do residencial.

O projeto da empresa chama-se Prohab e destina-se a dar apoio aos funcionários. A BRF emprega 1.879 funcionários em Dourados, na unidade de abate e agropecuária. A previsão é de as casa sejam entregues aos funcionários selecionados no final do ano quem vem.

Já a creche será construída com recursos da empresa e entregue à prefeitura, que vai incorporá-la à Rede Municipal de Ensino, implantando o sistema de ensino vigente na educação infantil e todos os programas de apoio.

De acordo com Silvana Benites, 68% do quadro de funcionários é formado por mulheres e 36% delas tem filhos na faixa de 1 mês a 5 anos, público da creche. “A creche vai ajudar a reduzir muito as faltas no trabalho, já que muitas mães têm dificuldade para conciliar a jornada de trabalho e de cuidar dos filhos pequenos”, diz a coordenadora de recursos humanos.

O prefeito Murilo elogiou a iniciativa da empresa de investir em habitação e educação. “Nós somos e seremos parceiros sempre de todas as iniciativas que tem o foco da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esse projeto de habitação vem de encontro à nossa proposta de reduzir a quase zero o déficit de moradia em Dourados. A educação é outra área que dedicamos muita atenção. Essa creche vai contribuir muito na realização de nossa meta”, afirma Murilo.

A BRF abate 160 mil aves por dia em Dourados. No frigorífico instalado no Distrito Industrial, além dos 1.870 postos de trabalho diretos, muitos deles ocupados por índios, a empresa gera outros 1.000 empregos indiretos.

Na unidade Agropecuária-Incubatório são gerados mais 45 empregos, com produção diária de 190 mil pintainhos. Na unidade Agropecuária-Grãos, na Avenida Guaicurus, esquina com a Perimetral Norte, são gerados mais 22 empregos, entre próprios e terceiros, com capacidade de armazenagem de 60 mil toneladas.

Atualmente a empresa tem 174 criadores de frango integrados, totalizando 352 aviários. Dentro do projeto de expansão a indústria pretende abater mais 10 mil aves por dia, passando para 170 mil. Há ainda a previsão de um projeto de reflorestamento integrado no distrito de Itahum.

De acordo com o gerente Rubens, a empresa está investindo mais R$ 45,728 milhões no processo de modernização da fábrica para a migração do mix de ‘leg quarter e coxa com osso para BL K’. Também será automatizada a sala de cortes. Outros R$ 14 milhões serão disponibilizados para capital de giro nas operações. A empresa também está modernizando os aviários, o que permite mais rentabilidade ao produtor.

plugins premium WordPress