Prefeitura de Itaporã e IBGE fazem parceria para a realização do Censo 2020

-

O prefeito Marcos Pacco recebeu em seu gabinete na tarde da ultima terça feira (04), a coordenadora das comissões do Censo Demográfico 2020, Isabel de Paula Costa. Com esta visita a Itaporã a coordenadora confirmou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estará iniciando os preparativos para realização do Censo Demográfico de 2020, que irá levantar todas as informações demográfica e populacional do município. Para que o Censo seja realizado em Itaporã o IBGE está preparando os processos seletivos que serão realizados para Coordenador Censitário de Subárea, com inscrições entre 10 de setembro e 07 de outubro; para Agente Censitário municipal e Agente Censitário Supervisor e Recenseador, inscrições de 26 de setembro a 25 de outubro, e por último para recenseador com inscrições abertas a partir de 30 de janeiro a 04 de março de 2020.

Segundo a coordenadora, o IBGE estará trabalhando em Itaporã com 23 recenseadores e cinco funcionários fixos que a partir de maio de 2020 começam a realizar o censo em todos os setores do município. Neste encontro, ficou estabelecido que a prefeitura de Itaporã irá ceder o espaço adequado para que seja instalada a central de coleta dos dados. Neste primeiro encontro no gabinete do executivo, o prefeito Marcos Pacco também esteve acompanhado do presidente do Sindicato Rural de Itaporã Otávio de Melo, da presidente da Câmara de Vereadores, da gerente municipal de educação Cristiane Terezinha e dos gerentes administrativos Aparecido Miranda e Nilson Pedroso. O prefeito disse que vive uma grande expectativa quanto o resultado desde censo, que irá produzir informações fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos principalmente por parte dos governos estadual e federal, refletindo ainda como base para repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e setores como Saúde e Educação.

“É notório que desde o último censo em 2010, o município de Itaporã vive um grande ciclo de crescimento populacional, sobretudo, nos últimos anos, onde podemos observar o crescimento das demandas de escolas, postos de saúde, entre outros indicadores”. Destacou o prefeito.

plugins premium WordPress