
A Prefeitura de Itaporã vai intensificar a ações de combate a dengue nos bairros e distritos. Atualmente, oito agentes de endemias coordenados pela Coordenadoria Municipal de Vetores, órgão da Gerência Municipal de Saúde, estão atuando em visitas domiciliares para detectar focos do mosquito transmissor, eliminar depósitos que acumulam água e realizar tratamento químico em locais de armazenamento de água que não podem ser eliminado, como também orientar todos os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.
Paralelo a essas ações, o município tem dada atenção especial aos PE (pontos estratégicos), locais com grande acúmulo de depósitos como: borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, depósitos de reciclagem, cemitérios e outros através de trabalho realizado a cada 15 dias com utilização de produtos químico para evitar focos do vetor.
Conforme o coordenador do Departamento municipal de Controle de Endemias, Gilberto Linhares Cunha, as ações de combate à doença foram ampliadas neste início do ano em virtude do aumento no volume de chuva, fato que normalmente impacta no crescimento do número de notificações.
“Estamos redobrando a atenção porque neste período do ano normalmente cresce o número de casos de dengue devido a temporada de chuva e altas temperaturas, além da grande movimentação de pessoas que se deslocam de uma cidade para outra para passar as festas de fim de ano na qual acontece a circulação do vírus da dengue. Por isso, a partir da próxima semana o município vai intensificar ainda mais as atividades de prevenção de combate a dengue nos bairros considerados críticos através de um mutirão de visitas domiciliares em conjunto com as Agentes Comunitárias de Saúde vistoriando os quintais, e conscientizando os moradores sobre a importância de se evitar recipientes que possam facilitar o surgimento de focos do mosquito transmissor, distribuição de panfletos educativos, mensagens através de carro de som pelas ruas da cidade repassando todas as informações sobre os cuidados com os criadouros e a doença. falou Gilberto.
No total, o trabalho de visita domiciliar realizados pelos agentes de endemias está abrangendo 6.800 imóveis em Itaporã. Fora do período de mutirões, as visitas são realizadas a cada dois meses em todos os bairros e distritos do município. Paralelamente a esse trabalho, o município também atua de forma ostensiva para evitar o aparecimento de ambientes propícios ao aparecimento dos focos do mosquito da dengue.
Através de uma parceria com a Gerência de Serviços Urbanos, a prefeitura faz a cada 15 dias o recolhimento dos pneus acumulados nas borracharias da cidade. “A dengue é uma preocupação permanente e o combate à doença necessita da participação da população. Os agentes estão trabalhando nas ruas, mas é fundamental que todo cidadão atue na limpeza de seus quintais e terrenos, evitando acumulo de água e ajudando a combater essa doença”, destacou o prefeito Wallas Milfont (PDT).
DICAS
Tire 10 minutos por semana e faça uma vistoria em seu quintal retirando todos os depósitos que possam acumular água, desde os pequenos objetos como latas garrafas pneus, sacolas e copos descartáveis, lonas plásticas, e outros. Tampe as caixas d’água e fossas, limpe e troque a água dos bebedouros dos animais, evite plantas em vasos com água, coloque areia nos pratinhos das plantas, limpe os terrenos baldios. Se sentir alguns dos sintomas como: Febre, dor de cabeça, no fundo dos olhos e nas articulações, procure a unidade de saúde mais próxima.