Prefeitura discute venda de carne na feira e promove clínica tecnológica

-

Desde 2012 a Prefeitura desenvolve trabalho com casas de carnes de Dourados visando a qualidade. Foto: Assecom/Arquivo
Desde 2012 a Prefeitura desenvolve trabalho com casas de carnes de Dourados visando a qualidade. Foto: Assecom/Arquivo

A Prefeitura de Dourados promove dois eventos importantes para o setor de carnes nesta quinta-feira, dia 21, que fazem parte do projeto “Casas de Carnes”, criado pelo prefeito Murilo para apoiar empresas do setor na adequação, gestão e certificação para a industrialização e comercialização.

Pela manhã, às 8h, na sede da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), na Av. Weimar Gonçalves Torres, 1680-B, técnicos da secretaria, da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Serviços Urbanos, do Senai, Senac e Sebrae discutem com empresários a comercialização de carnes na Feira Livre. Os donos de casas de carnes interessados estão convidados para a reunião pela secretária Elizabeth Salomão, da Semdes. de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

À noite, das 18h às 22h, no Espaço de Eventos do Exposhopping, no Pavilhão Aced na 51ª Expoagro, tem a clínica tecnológica com o tema “Comercialização da Carne”, realizado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura, Aced e Senai. O custo para os interessados é de apenas R$ 20. A inscrição pode ser feita na hora.

Desde 2012 a Prefeitura desenvolve o projeto “Casas de Carnes”, com muito sucesso. Do início do projeto até agora 19 casas de carnes já obtiveram registros no SIMD (Serviço de Inspeção Municipal). Para que a empresa seja certificada há todo um processo, que envolve investimento e capacitação. Esse trabalho visando a qualidade e a gestão eficiente é feito em parceria com o Sebrae/MS, o Senai, o Senac, a UFGD, a Vigilância Sanitária, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Sicredi, o Banco da Gente e a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados).

Certificadas as casas de carnes, chamadas popularmente açougues, ficam aptas a produzir embutidos e outros preparos de carnes, inspecionados pela Prefeitura e observando todas as boas práticas para um alimento de qualidade. E todos ganham. O empresário vende mais e melhora a rentabilidade e o consumidor leva pra casa um produto de qualidade.

Desde o início do mandato o prefeito Murilo também tem dado apoio aos feirantes de Dourados, inclusive criando mais um espaço, a Feira do Parque Alvorada. Agora a Prefeitura discute o retorno de comercialização da carne na feira, desde que respeitando todas as normas de inspeção municipal e vigilância sanitária.

O prefeito também trabalha para viabilizar a nova Feira Livre, que será construída na Chácara Rigotti, na Rua Cafelândia, que garantirá conforto aos feirantes e consumidores. O terreno já está liberado e agora a Prefeitura finaliza o projeto readequado para encaminhar à Caixa Economia Federal, que vai autorizar a licitação da obra em breve.

plugins premium WordPress