A Prefeitura está preparando várias atividades para a XII Semana do Peixe, que é realizada em Dourados pela primeira vez. As atividades vão de venda de peixes a palestras e cursos. A semana, que é promovida pelo MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), Prefeitura e parceiros, acontece de 13 a 18 de outubro.
Já está definida a venda de peixes em todas as feiras de Dourados durante esta semana. Essa venda será feita com apoio de um caminhão-feira, que ficará estacionado nesses locais . Além disso, produtores de peixes de Dourados já têm estruturas para venda que é feita regularmente nas feiras.
De acordo Rubens Moreira Filho, coordenador da área de pesca da Semafes (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidaria), a meta é vender pelo menos 15 toneladas de peixe na semana. A ação é para a promoção do pescado, visando a aumento desse alimento da mesa do consumidor douradense.
O caminhão-feira do MDA também ficará estacionado nos parques Antenor Martins (Parque do Lago) e Primo Vicente (Rego D’Água). Na semana haverá pesca liberada nesses dois lagos. A Prefeitura vai divulgar posteriormente as datas da pesca livre.
Também já está definida uma oficina gastronômica no dia 16, Dia Mundial da Alimentação Saudável, na sede do sindicato Rural.
A Prefeitura também vai estudar com donos de supermercados a possibilidade de uma campanha de uma feira interna de venda de peixes nos supermercados. É mais uma maneira de incentivar o consumo do pescado. Porém a ação dependerá da adesão dos empresários.
A realização da Semana é da Prefeitura, através da Semafes, e do MDA, tendo como parceiros a MS-Peixe, a Superintendência Federal da Pesca em MS, o Governo do Estado, através da Aglaer, o Sindicato Rural de Dourados, a Câmara de Vereadores, Embrapa Agropecuária Oeste e UFGD.
A Prefeitura de Dourados , através da Semafes, tem trabalhado para organizar o setor da piscicultura e incentivar a produção. Entre as ações executadas pelo prefeito Murilo está instituição da comercialização de peixe na Feira da Rua Cuiabá. A prefeitura também trabalha para aumentar a produção do pescado no município de forma a contemplar todas as feiras com a venda.
O caminhão – O caminhão do MDA conta com todos os equipamentos necessários para o funcionamento de uma peixaria, como câmaras frias, balcão expositor refrigerado, balanças. As peixarias e produtores que utilizarão o caminhão serão credenciadas pelo MPA e ela Prefeitura e deverão apresentar a documentação comprovando que seguem as normas sanitárias, fiscais e trabalhistas necessárias para o trabalho de comercialização de pescado.