Prefeitura promove ação para recolher lixo eletrônico em Dourados

-

Lixo eletrônico descartado em área pública de Dourados. Ação visa incentivar a reciclagem e a preservação da natureza. (Foto: Divulgação)

Na oportunidade, a população poderá descartar materiais inservíveis considerados eletro-eletrônicos, exceto tubos de imagem que estejam separados dos televisores, toner de impressora e lâmpadas fluorescentes –

A Prefeitura de Dourados, através do Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam), promove nos dias 27 e 28 de junho das 9h às 16h, a “Ação Ambiental Lixo-E Zero”, na Praça Antônio João. A ação é uma coleta municipal de lixo eletrônico promovida no município pela primeira vez que visa, além da oportunidade de descarte, também a conscientização da população acerca destes resíduos.

Na oportunidade, a população poderá descartar materiais inservíveis considerados eletro-eletrônicos, exceto tubos de imagem que estejam separados dos televisores, toner de impressora e lâmpadas fluorescentes.

“A grosso modo, os materiais que poderão ser recolhidos serão todos aqueles que precisam de energia elétrica para funcionar. Será uma ação para sanar uma demanda existente que sempre gera questionamentos quando o assunto é coleta de lixo”, disse o diretor do Imam, Fabiano Costa.

Todo tipo de equipamento de alta tecnologia como computadores, câmeras e celulares poluem o ambiente com

substâncias que carregam na estrutura, mas aparelhos considerados ‘comuns’, como rádios, televisores, aparelhos de som, aparelhos elétricos, lâmpadas eletrônicas e muitos outros também contém inúmeros elementos altamente poluentes. “É preciso iniciar uma consciência sobre esta questão e estamos promovendo isso, também buscado que a logística reversa, promovida pelas empresas que vendem os produtos, aconteça como preconiza a Lei 12.305”, disse Fabiano.

A iniciativa surgiu depois de vários mutirões da ação contra a dengue, denominada ‘Sábado Sem Mosquito’. “Depois da ação que está sendo feita na cidade, notamos o grande descarte deste tipo de lixo sem o cuidado devido”, disse a educadora ambiental Deisy Claro Duarte.

O Departamento de Educação Ambiental do Imam entrou em contato com a empresa Recic.Le, da Capital, que topou participar da ação. A Recic.Le é especializada em reciclagem de eletro-eletrônicos.

Com realização da Prefeitura, além do Imam, o evento terá a presença da Secretaria Municipal de Saúde, através do CCZ, e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O apoio é dos cursos de engenharia ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e gestão ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, do Rotary Club, dos grupos Escoteiros do Mar e Escoteiros Laranja Doce, e das empresas Financial Construtora, de Dourados, e Recic.Le, de Campo Grande.

plugins premium WordPress