Elizabeth Rocha Salomão recebe do DOF medalha “Águia da Fronteira”.(Foto: A.Frota)

A presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Elizabeth Rocha Salomão, recebeu na manhã desta terça-feira (06), a medalha “Águia da Fronteira”. A honraria é concedida pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) às autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao órgão.

“A Aced é presente nos debates que envolvem a segurança pública de Dourados e região sul do Estado, sempre apresenta as demandas do comércio, contribui e abre espaço para sediar debates em prol de melhorias nesta área. Por isso, para mim, é motivo de orgulho representar a associação neste momento. Acreditamos que é um reconhecimento do DOF de que o setor empresarial tem papel forte e caminha junto em busca de proteger as nossas fronteiras”, afirma Elizabeth.

Ela destacou que o Departamento é hoje referência nacional no combate aos crimes de fronteira, com atuação que tem reflexos diretos e indiretos nas mais diversas esferas, incluindo o comércio. “O DOF tem feito seu trabalho com empenho e dedicação”, complementa a presidente.

Elizabeth recebeu a medalha das mãos do governador Reinaldo Azambuja, durante cerimônia de comemoração do Jubileu de Pérola do DOF, realizada no Salão de Eventos da Unigran. Receberam a honraria 30 autoridades civis e militares, incluindo o coronel Adib Massad, fundador do Departamento.

Criado no dia 28 de maio de 1987, o então GOF (Grupo de Operações de Fronteira) subordinado à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) foi instituído com o objetivo de realizar policiamento itinerante na região de fronteira do Brasil com o Paraguai em Mato Grosso do Sul. Em 15 de janeiro de 1996 passou a ser denominado DOF e em 2004 sua atuação foi estendida para a fronteira com a Bolívia no Estado. A sede do órgão fica em Dourados desde a fundação.