Procon de Dourados debate relação entre comerciante e consumidor

-

Diretor do Procon Mário Cerveira diz que sob orientação da prefeitura órgão quer incentivar uma relação saudável entre comerciante e consumidor. (Foto: A. Frota)

Na semana do Consumidor, o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Dourados realiza diversas ações de orientação e nesta terça-feira (14), as temáticas foram direcionadas aos comerciantes. Durante toda a manhã, no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), instituição que apoia as atividades, ocorreram palestras e café da manhã.

O objetivo foi reunir instituições envolvidas na proteção e defesa do consumidor para discutir temas fundamentais da área como unificação de ações para atuar nos problemas que atingem os consumidores. O evento contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Dourados, Ordem dos Advogados do Brasil e participação da Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

Conforme Mário Cerveira, diretor do Procon, a prefeitura tem priorizado trabalhar a informação junto aos comerciantes, com foco na redução de problemas com o consumidor.

“Sob orientação da prefeitura, estamos atuando na busca de se melhorar o atendimento ao consumidor e por isso estamos em contato com os fornecedores. Queremos diminuir a incidência de reclamação e incentivar uma relação saudável entre comerciante e consumidor”, citou.

Na oportunidade, ele enfatizou ainda que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) foi uma conquista da sociedade que se uniu em defesa de seus direitos e este deve ser respeitado e divulgado.

Os comerciantes participaram da palestra “Informações claras ao consumidor”, com a publicitária Lana Guedes e também da ministração do tema “Trato com o consumidor e fiscalização”, com o assessor jurídico do Procon, Lenilson Almeida.

Na primeira explanação foram pontuados temas como comportamento do ‘novo’ consumidor, ambiente de exposição de produtos e merchandising. Na segunda abordagem foram pontuados os tipos de consumidores e fornecedores, relação de consumo e direitos.

Entre os presentes, além de palestrantes e da direção do Procon, estavam a presidente da Aced, Elizabeth Salomão, o vereador Idenor Machado, a secretária de Desenvolvimento Econômico do município Rose Anne Vieira e a procuradora do município, Lourdes Peres Benaduce.

As ações da semana do consumidor seguem tendo em vista informar a sociedade.

Ainda nesta terça-feira (14), às 14h, a palestra do Procon acontecerá na escola Presidente Vargas com a participação da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Dourados e será repetida na instituição às 19h30 e também às 07h30 da quarta-feira (15).

Nesta quarta-feira (15), das 08h às 12h, ocorre um workshop sobre produtos impróprios para consumo, com visitação de alunos, blitz educativa distribuição de folders e atendimento ao público na Praça Antônio João.

Para a quinta-feira (16), a atividade contará com palestra durante a manhã nas escolas Aurora Pedroso de Camargo e Erasmo Braga. Para às 14h, a explanação do tema será na OAB 4ª Subseção de Dourados.

Já na sexta-feira (17), às 08h, o “Procon no Bairro” leva a ação ao Cras (Centro de Referência de Assistência) do Parque das Nações I.

Instituições públicas ou privadas que quiserem receber as ações podem entrar em contato com o Procon. O telefone é: 3411-7654.

plugins premium WordPress