Professores americanos visitam escolinhas da FUNED?

-

Professores visitaram o Douradão nesta-quarta feira. Foto: Divulgação
Professores visitaram o Douradão nesta-quarta feira. Foto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira a FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) recepcionou dois professores americanos que juntamente com uma comitiva daquele país vieram para conhecer através de um intercâmbio, as diversas atividades socioeconômicas e desportivas do município.

A comitiva técnica americana de acordo com informações de Wladmir Santos Silva, diretor do Departamento da SEMDES (Secretaria Municipal de Desenvolvimento), chegou na terça-feira procedente da cidade de Kearney, Estado de Nebraska, para realizar um intercâmbio em diversas áreas, e uma delas, foi a de tomar conhecendo das ações sociais que estão sendo desenvolvidas pela equipe de esportes da FUNED, sendo elas, a escolinha de goleiros que funciona no estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” e as escolinhas de futebol de campo que está distribuídas em cinco polos; a de futsal e também o projeto “Caminhar Dourados” que é desenvolvido de segunda a sexta-feira e está em alta em seis polos, com um atendimento em média de 600 pessoas com idade acima de 30 anos.

OS PROFESSORES

No “Douradão” acompanhados dos interpretes da Agência de Intercâmbio Holiday de Dourados, Natália Ferrari e Matheus Martinez e do diretor da SEMDES Vladimir Santos Silva, vieram conhecer os trabalhos da escolinha de goleiros que é realizado pelo ex-jogador de futebol e ex-técnico de clube profissional Moacir Amorim e do projeto Paralímpico que é desenvolvido pelo profissional em educação física Antônio Pietramale, o professor Scott Steimbook, que ministra aulas de negócios e é o principal professor na área de basquetebol e futebol masculino na Kearney Hagh School e a professora em geografia e história Amber Lewis.

Por cerca de duas horas, os professores acompanharam as atividades dos dois projetos que é mantido via FUNED pela Prefeitura Municipal, bem como interagiram com as crianças e com os adolescentes.

Com o apoio dos interpretes, os professores responderam perguntas referentes à vinda deles a Dourados bem como sobre as atividades deles em seu país, assim como filmaram as atividades e posaram para fotos com todos os integrantes da escolinha de goleiros.

Em contato com a reportagem, Scott Steimbook disse que ele veio a Dourados especificamente para conhecer as ações que são desenvolvidas na área de esportes pela FUNED em diversos bairros da cidade e reafirmou que à comitiva de professores americanos vieram também em busca de um intercâmbio, uma vez que alguns deles atuam na área de geografia e estudos sobre as mulheres em suas universidades.

Scott Steimbook disse também que atua especificamente na área de esportiva em sua cidade e que um dos seus objetivos na cidade de Dourados era o de conhecer o trabalho social que é aplicado nas escolinhas de futebol assim como o projeto Caminhar Dourados. “Achamos fantástico esta iniciativa que vocês tomaram em ensinar estas crianças a praticarem esportes !. Lindo demais, estão de parabéns !” disse Amber Lewis a Moacir Amorim.

Já Scott Steimbook conta que Kearney tem cerca de 35 mil habitantes e muitas crianças e adolescentes, e que projetos como os dois que estão sendo desenvolvidos no “Douradão” devem ser estudado para ser implantados naquela cidade. “Muito ótimo este trabalho; é admirável ver estas crianças saltando em busca da bola com a orientação de um professor. Já dá para levar um deles para a minha cidade para ensinar nossas crianças” brincou o professor americano se referindo a “Lucão”, um dos goleiros que deverá nos próximos dias integrar o plantel sub-20 do clube do Tigres do Rio de Janeiro.

FORMA POSITIVA

Enquanto Scott Steimbook e Amber Lewis optaram pela área esportiva, Vladimir Silva acrescentou que os demais membros da comitiva estarão visitando algumas escolas e universidades da cidade, o que no seu ponto de vista, é algo muito positivo, uma vez que eles irão levar o nome da cidade de forma positiva para o país deles.

Após a visita ao “Douradão” Scott Steimbook e Amber Lewis foram conhecer a escolinha de futebol de campo que está em atividade no BNH 4º Plano sob o comando de Amantino Espíndola e no local ficaram encantado com os trabalhos que são desenvolvidos com as crianças e com os adolescentes pelo professor Moacir Amorim, que foi presenteado com um cachecol que leva o nome da escola americana na qual eles lecionam.

A comitiva de professores americanos ficará em Dourados até a próxima terça-feira, dia 04, e entre a programação de visita deles a Dourados, os mesmos afirmaram que pretendem conhecer a região de fronteira, em especial Ponta Porã e os balneários de Bonito nos momentos em que estarão de folga.

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile