Projeto #BLUEtopia de Mariana Muraoka recebe prêmio de melhor Proposta Criativa na Archathon

-

O ano de 2019 foi de muitas inspirações para Mariana Muraoka, cheio de cor e vida, arquiteta transformou pequenos espaços em ambientes “instagramáveis”, tornando o feed dos douradenses muito mais atrativo e divertido. A tendência rendeu prêmio de melhor proposta criativa e também a levou para São Paulo, como finalista do concurso Archathon, abrindo para novas oportunidades e parcerias.

Formada em Arquitetura desde 2014, pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), Mariana, 28 anos, tem características marcantes que exalam a sua originalidade, desde o modo de vestir até inspirações de seus trabalhos. “Todas as nossas experiências em vida nos influenciam, então os projetos que realizo são uma mistura de tudo que já experimentei, desde visualmente, como exposições de arte, filmes, elementos da natureza, até psicologicamente. Vejo que meu estado de espírito influencia muito no que estou produzindo, nas formas e as cores que traduzem muito do que estou sentindo no momento”, afirmou Mariana.

Com mais de mil publicações no Instagram, o primeiro ambiente que projetou foi o #BLUEtopia, que em parceria com o designer Danilo Raldi levou o título de Melhor Proposta Criativa na Mostra Unigran Decor 2019. “Foi a partir daí que passei a receber convites de lojas da cidade para participar de eventos comemorativos e lançamentos de produtos”, contou.

Papel, tinta e objetos do cotidiano com escala ou tons pouco usuais, utilizados para quebrar o padrão, são fundamentais para suas criações. “Minha principal motivação é despertar sentimentos bons nas pessoas, materializando ambientes que as façam se desligar um pouco da vida real e se divertir”.

Em julho, criou uma identidade para o estande da Suvinil na feira de arquitetura High Design 2019, projeto que a levou para competição em São Paulo, ficando entre os 10 finalistas. “Evidenciei o poder das cores em três ambientes ‘instagramáveis’, como se fosse um desenho a ser colorido, utilizando as cores solicitadas, que parecem escorrer de uma lata de tinta central. Apresentei, mas outra equipe levou o prêmio. Valeu muito a experiência”, contou.

Numa sociedade onde as redes sociais adquiriram tanta força, os pontos “instagramáveis” são ferramentas potentes para atrair o público, proporcionar diversão, e fazer com que os visitantes desenvolvam mais afetividade com a marca. Essa tendência trouxe para Mariana o primeiro contrato com a loja Alice Salazar. “Nesse caso, o evento era a visita da dona da franquia, a própria Alice. A empresa me falou um pouco sobre o evento. Partindo disso, lembrei da moda na internet de chamar as meninas de sereia, por isso o tema do painel, com conchas, rede de pesca, etc. Explorei muito o rosa, que é a cor das embalagens da marca”, explicou.

Para Andressa Patrício, dona da franquia da loja Alice Salazar em Dourados, o projeto teve um resultado muito positivo. “Já tinha visto o sucesso que foi o banheiro azul da Unigran e aqui na loja não foi diferente, o painel superou minhas expectativas. Acredito muito na visão moderna da Mari em relação à arte e decoração, tem muito para agregar aqui na nossa cidade, pois os painéis e projetos dela são de muito bom gosto, além de divertidos e lindos. Acredito que é um trabalho único com ideias inovadoras e modernas. Tudo o que ela faz é com perfeição e muita dedicação!”, ressaltou.

Outro projeto que ganhou visibilidade no portfólio da arquiteta é do lançamento de produtos da linha Cosmeteria Gourmet, da Pharmacia Galgani. “Conheci o trabalho dela através do Instagram, por conta do #BLUEtopia. Quando pensamos em fazer um espaço ‘instagramável’, logo me veio ela como referência. Vi que ela fez alguns ambientes para outras lojas em Dourados e decidi ir atrás para conhecer um pouco mais”, contou Letícia Machado, empresária.

Além dos destaques dos trabalhos, outra característica que conquista muita gente é seu carisma. “O que me fez contratá-la, foi a atenção toda que ela deu nessa empreitada do lançamento da Cosmeteria. Joguei a ideia e ela logo abraçou a causa junto comigo. Uma profissional totalmente responsável e confiável, deixei nas mãos dela sobre a decoração do espaço e não me arrependi”, reforçou a empresária.

“Assim como esse lançamento, temos outros projetos para a Farmácia, e com vamos contar com essa parceria e indicaremos o trabalho dela de olhos fechamos. Mari é uma profissional super original, fazia muito tempo que não via um trabalho tão diferente em Dourados. Com certeza vai ser muito sucesso!”, explanou Letícia.

Além de arquiteta projetista, Mariana se aventura como vendedora, vitrinista, aspirante a modelo, criadora de ambientes ‘instagramáveis’, designer de acessórios em concreto e geradora de conteúdo, sempre procurando novos desafios. Em 2017, criou um perfil que une suas duas paixões. “O ArqCine é o espaço que eu tenho para aprender e também compartilhar sobre análises das ambientações utilizadas em filmes”.

Recentemente criou a loja digital MÔ Criativo, desenvolvendo peças e acessórios em concreto e cores. “Acredito que me desafiar me faz ser uma pessoa e profissional melhor. Não me considero uma pessoa talentosa. Tento materializar as ideias que passam pela minha cabeça me esforçando ao máximo para ter o resultado que idealizei, o que normalmente gera bastante esforço e dedicação, além de é claro, alcançar cada vez mais pessoas por meio do meu trabalho, proporcionando experiências agradáveis através da arte”, afirmou.

No próximo domingo (15), participará do primeiro evento estreando as primeiras peças produzidas pela MÔ Criativo, na 8ª edição da feira O Balaio, a maior feira criativa de Mato Grosso do Sul, que reúne produtos feitas à mão, com originalidade e qualidade. O evento terá início a partir das 15h até às 21h, no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão.

Quem tiver interesse em conhecer os trabalhos da talentosa Mariana Muraoka, pode entrar no site marianamuraoka.com ou seguir nas redes sociais @marianamuraokaarquitetura @arqcine @mo.criativo .

Ao perguntar sobre planos futuros, resume em poucas palavras. “Profissionalmente desejo firmar parcerias que ampliem o alcance do meu trabalho, e para a vida, leveza, sempre! ”, respondeu sorridente.

plugins premium WordPress