A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou reunião para divulgar e fortalecer o “Projeto Padrinho” no município. Lançado em nível nacional em Junho de 2000, o Projeto Padrinho, foi uma iniciativa ligada à 1ª Vara da Infância e Juventude de Campo Grande.
O objetivo do Projeto Padrinho é conseguir apoio financeiro e afetivo para crianças, adolescentes acolhidas em abrigos por medida de proteção. O apadrinhamento possibilita crianças e adolescentes acolhidos a ter uma convivência familiar e comunitária através de apadrinhamento afetivo, prestação de serviços, ajuda material à criança adolescente ou à família.
Centenas de crianças que foram levadas para abrigos, devida à má condição vivida em seus lares. Alguns desses padrinhos mantêm contato com a família, tornando-se padrinhos afetivos, pais levam a criança para passear, lazer, etc. Crianças abrigadas em instituições contam com a companhia de padrinhos afetivos que passam junto a elas finais de semana, férias e épocas festivas, colaborando também com material escolar e qualquer necessidade extra da criança.
Para a secretária de Assistência Municipal de Assistência Social, Vera Oliveira, o objetivo é atrair o maior número de candidatos a padrinhos. “A nossa meta é sensibilizara comunidade, para que muitas pessoas se inscrevam no projeto. Essas crianças precisam do apoio da comunidade, quantos mais padrinhos, melhor para o bom andamento do projeto. O objetivo é restabelecer o vínculo familiar e comunitário das crianças que vivem nos abrigos”, declarou.