Desde o início deste ano os Ceims (Centros de Educação Infantis Municipais) da Reme (Rede Municipal de Educação) de Dourados desenvolvem projetos que contribuem de forma especial para a qualidade na formação dos alunos. É mais um passo no projeto do prefeito Murilo de qualificar e melhorar a educação em Dourados.
Um deles é o “Projeto Itinerante de Leitura Criança em Cores”, cujo objetivo é despertar nas crianças o desejo da leitura. O projeto conta com a participação dos coordenadores e professores dos Ceims e ainda alunos de escolas municipais. “Queremos incentivar nossos pequenos a estarem mais próximos dos livros de histórias infantis”, afirma Marinisa Mizoguchi, secretária municipal de Educação.
Pelo menos 1,5 mil crianças já participaram das atividades do projeto, que aconteceram em instituições filantrópicas e escolas municipais e envolveram 30 Ceims. As contações são feitas com personagens caracterizados a cada história.
“A contação de histórias aguça o imaginário das crianças e desperta a criatividade. No contato com os livros nossas crianças passam a estar inseridas no mundo da linguagem, tanto a oral como escrita”, diz a secretária.
A equipe da Coordenação da Educação Infantil também trabalha no desenvolvimento de ações que fortaleçam o ensino de qualidade, com palestras e formações continuadas focando temas em áreas como saúde, qualidade de vida, desenvolvimento motor da criança, tecnologia, arte, leitura, relacionamentos internos e externos e práticas pedagógicas. No primeiro semestre desse ano a capacitação atingiu 2 mil profissionais da educação infantil.
“Nossas crianças recebem nos Ceims acompanhamento direcionado por especialistas da área de saúde e nutrição. Na rede três Ceims já tem salas multifuncionais para atender crianças com necessidades especiais em fase de aprendizagem”, esclarece Marinisa.
A secretária diz ainda que todas e técnicas, pedagogia e material empregado têm como objetivo proporcionar à criança a compreensão de muitas coisas, estimulando o desenvolvimento de uma vida interior, a capacidade de concentração, o equilíbrio emocional, o desenvolvimento da inteligência, a criatividade e a sociabilidade. “Isso ajuda a enriquecer o relacionamento das crianças e suas famílias”, ressalta.
Marinisa destaca o esforço do prefeito Murilo para melhorar a educação, mesmo diante de tantas dificuldades e falta de recursos. “Estamos trabalhando muito para obtermos os resultados almejados, que é reformar os Ceims existentes e ampliar o número de vagas para que mais pais consigam trabalhar com tranquilidade. O prefeito tem realizado um excelente trabalho, comprometido com a educação”, ressalta a secretária.