Integrantes da PROMEL (Produtores de Mel) de Dourados abriram o curso de capacitação na última sexta-feira no distrito de Bocajá, no município de Douradina, e a palestra foi realizada pelo médico veterinário e apicultor, Gustavo Nedeu Bijos.
Gustavo Nedeu vale ressaltar, é integrante do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural) e da FEAMS (Federação de Apicultura e Meliponicultura do Mato Grosso do Sul).
Ele esteve na Fazenda Recreio das 9 as 12h30 atuando como orientador dos apicultores douradenses na produção do mel e demais derivados produzidos pelas abelhas, assim como realizou uma palestra aos presentes com o tema “Manejo para o aumento de produção por colmeia”.
Na oportunidade, o produtor rural e um dos apicultores e membro da PROMEL, Nelson Amaral, o “Jabá” esteve representando o secretário Landimark Rios, titular da pasta da Secretaria de Agricultura e Economia Solidária.
Na palestra referente à apicultura, Gustavo Nadeu mostrou na teoria e na prática aos integrantes da PROMEL uma forma de promover o incentivo e a atividade da produção do mel na região da Grande Dourados. “Para nós foi muito importante manter este contato com o Gustavo Nadeu, pois ele nos deixou bem claro que investir na produtividade do mel e de seus derivados é além de uma fonte renda, é também um meio de abastecer o mercado para o público consumidor assim como colocá-los como um dos incrementos na merenda escolar” disse “Nelson Jabá” ressaltando que o dia de campo como foi denominada a palestra com Gustavo Nadeu vai continuar até agosto, quando se inicia a florada. “Até lá vamos nos se unir com um único objetivo, que é de participarmos de palestras e cursos de capacitações que visam nos capacitar a produzir o mel e seus derivados” disse “Nelson Jabá” a reportagem.