O Governo do prefeito Ludimar Novais (PPS), em parceria com o Governo Federal está levando para o distrito de Sanga Puitã o programa “Mulheres Mil”, cujo objetivo é oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social. São cursos de formação inicial e continuada com carga horária mínima de 160 horas.
Esse programa faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e atende um público específico de mulheres utilizando uma metodologia específica que privilegia temas como elevação da auto-estima, saúde, direitos e deveres da Mulher, inclusão digital, cooperativismo, promovendo a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social estão abertas inscrições para dois cursos no período vespertino em Sanga Puitã, um de horticultura orgânica e outra de operadora de computador, que será ministrado no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, cuja sede está situada no referido distrito. São 80 vagas, sendo 40 para cada curso.
O público alvo são mulheres a partir de 16 anos; chefes de família em situação de extrema pobreza, inscritas no cadastro único (CadÚnico), observando as seguintes características: em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.
As inscrições poderão ser feitas na sede do PETI de Sanga Puitã, situada atrás da Escola Municipal Dora Landolfi, a partir das 7h.
As interessadas devem levar os seguintes documentos:
– Documento c/foto
– CPF
– Declaração de Residência
– Horticultor Orgânico o nível de escolaridade é ensino fundamental incompleto (a partir do 1º ano; antiga 1ª serie)
– Operador de Computador o nível de escolaridade é fundamental 2 incompleto (a partir do 6º ano).