Saúde aciona Polícia Militar para eliminar foco de dengue

-

Momento que equipe da Secretaria Municipal de Saúde acompanhada da Polícia Militar e chaveiro entravam em imóvel com piscina abandonada. Foto: Lucho Rocha
Momento que equipe da Secretaria Municipal de Saúde acompanhada da Polícia Militar e chaveiro entravam em imóvel com piscina abandonada. Foto: Lucho Rocha

O Governo do Prefeito Ludimar Novais (PPS), através da Secretaria Municipal de Saúde, da Gerencia da Vigilância em Saúde e o Setor de Endemias e Vetores, em parceria com o 4º Batalhão de Policia Militar, realizaram na tarde desta quinta-feira, dia 6, uma operação para ingressar no interior de uma moradia no Bairro São João, que conforme uma denuncia teria focos em uma piscina abandonada do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

Uma equipe do setor de endemias e vetores, acompanhado de uma guarnição da Policia Militar, e um chaveiro especializado ao ingressarem na moradia fechada constataram a veracidade do que os moradores já denunciaram, e a equipe se deparou com um grande foco em uma lata de tinta vazia, sendo que a piscina estava sem tratamento químico.

Segundo o Coordenador de Controle de Endemias e Vetores, Edilson Melgarejo, uma única denuncia já foi o suficiente para que a equipe fosse até o local “se existe uma casa vazia, buscamos o respaldo da Policia Militar, o chaveiro abre o imóvel sem danificar, e a equipe realiza a inspeção. Se for detectado o foco de depósito móvel imediatamente é eliminado como exemplo latas, vasos, plantas, bebedouros, ou se o deposito for imóvel realizamos o tratamento químico com larvicida como exemplo em piscinas, poços, tanques e ralos”, manifestou.

Outro fator importante é que o objetivo de ingressar nas moradias é exclusivamente para atender as ocorrências e evitar epidemias muitas vezes causadas por casas fechadas e não fiscalizadas, para se ter uma dimensão do problema, uma casa fechada com uma piscina contaminada coloca em risco uma população num raio de 200 metros.

Participaram da vistoria, Edilson Melgarejo, coordenador do controle de endemias e vetores, Ana Paula Souza, educadora em saúde, André Luis, supervisor geral de campo, Sebastião Barreto, supervisor de equipe de bloqueios, e uma viatura da Policia Militar acompanhado de dois policiais.

plugins premium WordPress