Saúde de Itaporã realizou Hiperdia na Cohab

-

Gerente de Saúde João Alberto acompanha Hiperdia. Foto: Assessoria
Gerente de Saúde João Alberto acompanha Hiperdia. Foto: Assessoria

Atendendo determinação do prefeito Wallas Milfont (PDT), na manhã desta quinta-feira (15), a Prefeitura de Itaporã através da Gerencia de Saúde realizou mais uma edição do Hiperdia aos hipertensos moradores na grande Cohab. O encontro aconteceu no salão paroquial da Capela Santa Clara.

A coordenação do evento foi da enfermeira Elisângela Mendonça, que contou com a participação da equipe do ESF Santa Maria e da nutricionista Nayara Perin do NASF (Núcleo de Apoio de Saúde da Família). Esteve presente também no Hiperdia, o gerente de Saúde João Alberto de Souza.

Os atendimentos do Hiperdia são realizados por uma equipe composta por agente comunitário de saúde, auxiliar de enfermagem, enfermeira e nutricionista. Nesse âmbito multidisciplinar, são realizadas ações como aferição de pressão arterial, glicemia, antropometria (peso), entrega de medicamento de uso continuo, e palestra com dicas para melhorar a qualidade de vida. Os dados coletados são monitorados para um melhor cuidado dos pacientes.

Durante o evento a nutricionista Nayara Perin orientou os participantes sobre alimentação adequada para hipertensos. Dentre as recomendações, a profissional destacou: alimentação de 3 em 3 horas, evitar o excesso de sal, conservas, caldo de carne, defumados, temperos prontos, enlatados e embutidos; Consumir alimentos ricos em potássio como frutas (banana, maracujá, melão e abacate), hortaliças (beterraba, batata, cenoura, salsa e mandioca), e vegetais fibrosos (almeirão, chicória, espinafre e couve-manteiga). Também orientou aos hipertensos, a preferência em consumir alimentos integrais, utilização de óleos vegetais, restringir o consumo de álcool, evitar café, chá mate chá preto e refrigerantes.

O gerente de Saúde João Alberto de Souza alertou que a hipertensão e o diabetes quando não acompanhadas podem gerar complicações mais severas. “Muitas vezes por pequenos descuidos, nos alimentamos de forma errada e descuidados de nossa saúde, não fazendo avaliações periódicas. Em nosso município existem vários ESFs com equipe multidisciplinar para um melhor atendimento e promover uma saúde de qualidade” destacou João Alberto.

O prefeito Wallas Milfont avaliou como positiva a ação desenvolvida pela ESF Santa Maria, pois a saúde é uma das metas prioritária de seu programa de governo. “Sabemos que a hipertensão e o diabete são doenças silenciosas e precisam de uma atenção especial por parte dos profissionais da saúde. Nosso objetivo é levar qualidade de vida aos nossos munícipes, e principalmente à aqueles que já tem idade avançada, e sofrem com essas doenças”, frisou o prefeito Wallas Milfont.

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile