Saúde divulga infestação do Aedes Aegypti em Itaporã

-

A Prefeitura Municipal de Itaporã através do Decoe – Departamento de Controle de Endemias divulgou o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 05 a 09 de janeiro de 2015. Conforme o balanço, os agentes de endemias inspecionaram em cinco dias, 453 imóveis em diferentes áreas do município para detectar a frequência dos criadouros do mosquito transmissor da Dengue.

Segundo Gilberto Linhares, coordenador do Decoe, no Extrato 01 (Setor) foram inspecionados 228 imóveis, onde o índice de infestação ficou em 1,3%. Já no Extrato 02 foram inspecionados 225 imóveis, com um índice de 1,8%. “Lembrando que o índice recomendado é de menos de 1%, e a média geral do município foi de mais de 1,5%”, frisou Gilberto.

O Ministério da Saúde classifica os dados em três categorias: até 1% o nível é satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de dengue. Ou seja, o município já se encontra em estado de alerta, tendo em vista que foram encontrados focos em vasos de plantas, bebedouros de cachorros, tambor, sacolas plásticas, garrafas, latas, e recipientes que acumulam água. “A partir dessa detecção, os agentes de endemias continuam o trabalho diariamente, com foco em combater a dengue e é importante nesse sentido a parceria do cidadão itaporanense”, observa.

O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito transmissor da Dengue e consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da dengue. “Essas informações possibilitam a intensificação das ações de combate à dengue nos locais com maior presença do mosquito Aedes Aegypti, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas que podem ser direcionadas para áreas de maior risco com a ajuda do LIRAa”, explica.

No ano passado, foram registradas 41 notificações de suspeita da doença, com total de 3 casos positivos. Vale ressaltar que dessas notificações, dois casos foram registrados nas duas últimas semanas de dezembro de 2015; e dos três casos positivos, um foi registrado também no final do ano.

Com o forte calor e as chuvas registradas no início deste ano são propícios à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, Gilberto ressalta que o problema pode se agravar com outra doença transmitida pelo mesmo inseto: a chikungunya.

A Administração Municipal informa caso haja necessidade, a Saúde de Itaporã em parceria com as gerencias de Obras e Serviços Urbanos farão mutirão de limpeza, nos bairros e distritos, a fim de eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. “A dengue é uma preocupação permanente e o combate à doença necessita da participação da população. Os agentes estão trabalhando nas ruas, mas é fundamental que todo cidadão atue na limpeza de seus quintais e terrenos, evitando acumulo de água e ajudando a combater essa doença”, destacou o prefeito Wallas Milfont (PDT).

EXTRATOS (SETORES)

Extrato 01: 2.844 imóveis

Bairros: Centro, Cohab, Vila União, Antonio Rodeline, Nova Aliança, Santa Maria, Santa Terra e Coemat.

Extrato 02: 2.730 imóveis

Bairros: BNH, Irmã Daniela, Lagoa, Pedra Bonita, Pioneira I, Pioneira II, Porciúncula, Jardim Vitória, Nova Era, Ipanema e Copacabana.

plugins premium WordPress