Saúde oferece capacitação sobre vírus Ebola

-

Rivaldo Venâncio durante palestra na Casa dos Conselhos, em Ponta Porã. Foto: Lucho Rocha
Rivaldo Venâncio durante palestra na Casa dos Conselhos, em Ponta Porã. Foto: Lucho Rocha

O Governo do prefeito Ludimar Novais (PPS), através da Secretaria Municipal de Saúde, vem oferecendo constantemente palestras e cursos de capacitação para os servidores. Na última sexta-feira, o tema trabalhado com os profissionais da saúde de Ponta Porã, foi o vírus Ebola, doença que se alastrou na região ocidental da África, matando muitas pessoas em pessoas como a Libéria, Guiné, Serra Leoa e Nigéria.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Marina Derzi, as características de transmissão do vírus Ebola, tornam improvável sua disseminação para outros continentes, “mas como nosso município é uma região de fronteira devemos estar preparados  caso algum viajante apresente suspeita de contaminação em Ponta Porã”, ressalta.

Ela diz que trata-se de uma doença de notificação compulsória e sua transmissão só ocorre após o aparecimento dos sintomas após o contato com o sangue, tecidos ou fluídos corporais contaminados, (suor, urina, fezes), cadáveres também transmitem a doença, o contato com objetos contaminados também pode transmitir. Os principais sintomas são: febre de início súbito que pode ser acompanhada de hemorragia. Considera-se um indivíduo  suspeito aquele procedente nos últimos 21 dias (período de incubação da doença) de país com transmissão atual de Ebola ( Libéria, Guiné, Serra Leoa  e Nigéria) e que apresente algum sintoma.

Devido a essa preocupação a gerente de Vigilância em Saúde, Marina Derzi, e a enfermeira da Controle de Infecção Intra-Hospitalar, do Hospital Regional, Paula Christina Candida Barros estiveram no mês de agosto em Campo Grande em uma reunião para capacitação sobre Protocolo de Vigilância e Manejo de casos suspeitos da doença do vírus Ebola. Após essa reunião, a equipe de profissionais do Hospital Regional, SAMU, Laboratório, e Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e enfermeiras dos E.S.F foram capacitados pelos profissionais do município.

Ainda visando garantir a saúde da população, o secretário municipal de Saúde, Eduardo Rodrigues, convidou a médica infectologista, Dra. Márcia Dall Fabro, da Vigilância em Saúde de Campo Grande e o Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha, da UFMS e Fiocruz, para uma reunião na Casa dos Conselhos às 9h do último dia 19, oportunidade que esteve reunido o comitê Inter-fronteiriço, onde estavam presentes representantes da saúde dos municípios de Ponta Porã e de Pedro Juan Caballero. Eles receberam informações de suma importância para um maior esclarecimento sobre o Vírus.

No mesmo dia às 18h na sala de reunião do Núcleo Regional de Saúde a Dra. Márcia ministrou a palestra para os médicos do Município, enfermeiros, equipe do SAMU, Vigilância em Saúde, equipe da Gerência da Atenção à Saúde, profissional da ANVISA.

Nessas duas reuniões do dia 19 passado, a Dra. Marcia e o Dr. Rivaldo, também falaram sobre o Chikungunya, que é um vírus transmitido pela picada do Aedes Aegypti  e Aedes Albopictus infectado, que é o mesmo mosquito transmissor da dengue, os sintomas são parecidos, mas no caso do Chikungunya, são mais intensos e duradouros seguidos de poliartralgias. Para evitar o desenvolvimento do mosquito transmissor devem ser seguidos os mesmos cuidados para evitar a dengue como: evitar a água parada, eliminar criadouros no quintal, evitar acúmulo de lixo. A gerência de Vigilância em Saúde através do setor de Controle de Vetores de Endemias estará promovendo uma capacitação para os servidores que atuam no controle da doença.

plugins premium WordPress