Saúde oferece capacitação sobre vírus Ebola

-

Rivaldo Venâncio durante palestra na Casa dos Conselhos, em Ponta Porã. Foto: Lucho Rocha
Rivaldo Venâncio durante palestra na Casa dos Conselhos, em Ponta Porã. Foto: Lucho Rocha

O Governo do prefeito Ludimar Novais (PPS), através da Secretaria Municipal de Saúde, vem oferecendo constantemente palestras e cursos de capacitação para os servidores. Na última sexta-feira, o tema trabalhado com os profissionais da saúde de Ponta Porã, foi o vírus Ebola, doença que se alastrou na região ocidental da África, matando muitas pessoas em pessoas como a Libéria, Guiné, Serra Leoa e Nigéria.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Marina Derzi, as características de transmissão do vírus Ebola, tornam improvável sua disseminação para outros continentes, “mas como nosso município é uma região de fronteira devemos estar preparados  caso algum viajante apresente suspeita de contaminação em Ponta Porã”, ressalta.

Ela diz que trata-se de uma doença de notificação compulsória e sua transmissão só ocorre após o aparecimento dos sintomas após o contato com o sangue, tecidos ou fluídos corporais contaminados, (suor, urina, fezes), cadáveres também transmitem a doença, o contato com objetos contaminados também pode transmitir. Os principais sintomas são: febre de início súbito que pode ser acompanhada de hemorragia. Considera-se um indivíduo  suspeito aquele procedente nos últimos 21 dias (período de incubação da doença) de país com transmissão atual de Ebola ( Libéria, Guiné, Serra Leoa  e Nigéria) e que apresente algum sintoma.

Devido a essa preocupação a gerente de Vigilância em Saúde, Marina Derzi, e a enfermeira da Controle de Infecção Intra-Hospitalar, do Hospital Regional, Paula Christina Candida Barros estiveram no mês de agosto em Campo Grande em uma reunião para capacitação sobre Protocolo de Vigilância e Manejo de casos suspeitos da doença do vírus Ebola. Após essa reunião, a equipe de profissionais do Hospital Regional, SAMU, Laboratório, e Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e enfermeiras dos E.S.F foram capacitados pelos profissionais do município.

Ainda visando garantir a saúde da população, o secretário municipal de Saúde, Eduardo Rodrigues, convidou a médica infectologista, Dra. Márcia Dall Fabro, da Vigilância em Saúde de Campo Grande e o Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha, da UFMS e Fiocruz, para uma reunião na Casa dos Conselhos às 9h do último dia 19, oportunidade que esteve reunido o comitê Inter-fronteiriço, onde estavam presentes representantes da saúde dos municípios de Ponta Porã e de Pedro Juan Caballero. Eles receberam informações de suma importância para um maior esclarecimento sobre o Vírus.

No mesmo dia às 18h na sala de reunião do Núcleo Regional de Saúde a Dra. Márcia ministrou a palestra para os médicos do Município, enfermeiros, equipe do SAMU, Vigilância em Saúde, equipe da Gerência da Atenção à Saúde, profissional da ANVISA.

Nessas duas reuniões do dia 19 passado, a Dra. Marcia e o Dr. Rivaldo, também falaram sobre o Chikungunya, que é um vírus transmitido pela picada do Aedes Aegypti  e Aedes Albopictus infectado, que é o mesmo mosquito transmissor da dengue, os sintomas são parecidos, mas no caso do Chikungunya, são mais intensos e duradouros seguidos de poliartralgias. Para evitar o desenvolvimento do mosquito transmissor devem ser seguidos os mesmos cuidados para evitar a dengue como: evitar a água parada, eliminar criadouros no quintal, evitar acúmulo de lixo. A gerência de Vigilância em Saúde através do setor de Controle de Vetores de Endemias estará promovendo uma capacitação para os servidores que atuam no controle da doença.

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile