Secretaria de Saúde promove vacinação dos povos indígenas em Rio Brilhante

-

Preocupado com o aumento de casos de febre amarela que vem se alastrando no Brasil, o Secretário de Saúde Dr. Márcio Belone realizou na manhã do último sábado (11), um mutirão de vacinação dos povos indígenas no acampamento Laranjeira Ñhanderu localizado as margens da BR-163, próximo a ponte do Rio Brilhante.

Segundo Belone a equipe de vacinação imunizou cerca de 50 indígenas entre crianças, jovens e adultos de origem Guarani Kaiowá. “Estamos em alerta com os casos de febre amarela, em Rio Brilhante nenhum caso foi registrado em função da doença mais temos que ficar atentos, a vacinação dos indígenas é prioritária devido ao contato e convivência que eles têm com os animais silvestres na mata próximo ao Rio Brilhante. Pedimos para que a população também fique atenta aos focos do mosquito da dengue, nesse período de chuvas a proliferação do Aedes Aegypti aumenta muito, além de transmitir o zika vírus, dengue e chikungunya, o Aedes também é o transmissor da febre amarela”, disse Belone.

A secretaria de saúde além de imunizá-los contra febre amarela realizou também a atualização da caderneta de vacinação das crianças. Os profissionais da saúde organizaram uma palestra para conscientizar os indígenas sobre a tuberculose, hanseníase e DST. Após a vacinação foi servido lanches para os presentes.

Além do mutirão de vacinação, Dr. Márcio Belone reafirmou o compromisso com indígenas. “Iremos cumprir com o que foi prometido, durante a campanha estivemos na aldeia e ouvimos as reclamações dos indígenas que se sentiram abandonados por falta de médicos no acampamento, por isso já nesta semana terá um profissional destinado para poder atender a todos, o atendimento será toda a sexta-feira no período vespertino”. Finalizou Dr. Márcio Belone.

Sobre a vacinação contra febre amarela o secretário disse que o objetivo é imunizar o maior número de pessoas, entre elas bebês a partir de nove meses e crianças de até 5 anos que vão receber a dose reforço. Mulheres grávidas e pessoas alérgicas a ovo não receberão a vacina. No caso dos idosos, cada situação será analisada individualmente pelos profissionais. Aqueles que já receberam as duas doses da vacina já estão imunizados contra a doença.

LOCAIS DE VACINAÇÃO DA FEBRE AMARELA

ESF Francisco Augusto Guerreiro de Mello

Rua Manoel Gonçalves de Oliveira, nº. 1041 Bairro Benedito Rondon

ESF Jaime Medeiros

Rua Sidney Coelho Nogueira, nº. 31

Bairro Olímpico

ESF Celina Martins Jallad

Rua Expedicionário João Maria S. Marques, s/n

Bairro Pró Moradia 14

ESF Antônio Aparecido Bitencourt

Rua 16 de Junho, nº. 692

Prudêncio Thomaz

Posto Central

Rua Sidnei Coelho Nogueira, nº. 1116

Centro

plugins premium WordPress