No momento em que o Ministério Público interpela o município para que promova melhorias no sistema de iluminação pública, o secretário municipal de Serviços Urbanos Joaquim Soares denuncia novo furto de cabos da rede elétrica em Dourados. Desta vez, na rotatória da BR-163, na saída para Campo Grande.
Joaquim lembra que recentemente foram furtados cerca de 400 metros de fiação naquela região e, agora, três cabos que fazem a interligação de postes desapareceram. “Está ficando muito difícil controlar a situação. Todo dia nos deparamos com novos furtos de cabos, conectores e outros equipamentos que constituem o sistema de iluminação pública. Fazemos as reposições, mas os ‘amigos do alheio’ não dão trégua”, lamenta.
O secretário disse iria registrar mais um boletim de ocorrência e pedir apoio das forças policiais. “Vou pegar as cópias de todos os boletins de ocorrências já feitos e vou também ao Ministério Público solicitar que cobrem providências dos organismos de segurança em relação aos furtos. Não é mais possível continuar esta situação”, afirmou Joaquim.
“Todos os dias há reclamações, nos meios de comunicação e nas redes sociais, sobre a iluminação pública. Mas nunca a solidariedade das pessoas, em forma de denunciar vandalismo e ajudar na fiscalização e cuidados com o patrimônio público. Estes furtos e a depredação, quem paga a conta é o cidadão de bem, inclusive aquele que reclama”, desabafa o secretário.