A assessora pedagógica do Sistema Educacional Família Escola (SEFE), Tereza Cristina Mamoré, disse nesta quinta-feira, dia 23, que a decisão do prefeito Ludimar Novais (PPS), de implantar o programa em Ponta Porã, possibilitou um grande avanço do setor educacional. Ela fez visita técnica em escolas da Rede Municipal de Ponta Porã.
O SEFE é um Sistema Educacional que visa o desenvolvimento integral da criança estabelecendo uma parceria com a família. E segundo o prefeito Ludimar, a implantação do programa em Ponta Porã nasceu da vontade de proporcionar às crianças um ensino de qualidade, uma vez que a implantação desse novo sistema de ensino une família e escola em torno do objetivo comum de cuidar e educar as crianças.
Tereza Mamoré durante visita a Escola Maria Lígia acompanhou juntamente com as professoras e a diretora, Lucimar Gregol, os alunos fazendo uso do material do SEFE, que é um sistema educacional criado na cidade de Curitiba há mais de 18 anos e que hoje está presente em mais de 100 municípios brasileiros, garantindo melhoria da qualidade da educação pública.
“Durante esta visita os professores, coordenadores e direção das escolas respondem a questionários, nos apresentam as conquistas e as dificuldades enfrentadas dentro das salas de aula, para que possam buscar as soluções visando atender todas as necessidades. Em Ponta Porã, o sistema implantado pelo Governo Municipal há 18 meses apresenta avanços significativos no aprendizado escolar”, ressalta a assessora.
Os alunos da fronteira, diz ela, se adaptaram bem ao material e esse contato direto ajuda a desenvolver cada vez mais o aprendizado, sempre chamando para a responsabilidade de formação dos filhos os pais. “Com o SEFE temos o encontro da família com a escola e dessa forma, com a participação efetiva dos pais, cada um fazendo a sua parte, é possível fazer o resgate da família e proporcionar uma educação que garante o desenvolvimento integral das crianças”, ressalta.
Resultado
No ano passado uma mãe que participa do SEFE, Elaine Jardim, escreveu uma carta para a professora Alexsandra, agradecendo pelo ensino que sua filha está recebendo na escola pública municipal. Ela escreveu: “Boa tarde professora! Por causa da vida corrida não consigo ir até a escola conversar com a senhora. Portanto, venho por meio deste elogiar seu trabalho, pois a Mariana tem se desenvolvido com muita agilidade. Cada dia é uma surpresa e muitos risos. Chega a teimar comigo quando tento ensiná-la, dizendo “Eu já sei tudo mãe!. Então parabéns e muito obrigada!”.