Cerca de 30% das ocorrências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no primeiro semestre de 2015, em Dourados foram trotes. Segundo especialistas, as chamadas de falso socorro podem atrasar o atendimento ao paciente que realmente precisa e compromete vidas.
Elton Menezes é comerciante no município, pratica esportes como natação, corrida e joga futebol com os amigos. Ele diz que nunca imaginava sofrer um infarto e só sobreviveu porque foi atendido na “hora certa”.
Menezes estava em casa com a esposa Cecília Menezes quando passou mal. A família ligou para o Samu e o socorro chegou à residência após 4 minutos. Segundo a mulher, embora o serviço tenha ido com rapidez, o marido ficou quase uma hora desacordado.
De acordo com dados da central de atendimento do Samu de Dourados, de janeiro a junho de 2015 foram 20.790 chamadas de socorro. Do total, 7.124 ligações foram trotes.
Ainda conforme o serviço, os trotes acontecem, principalmente, no horário em que ocorrem a saída nas escolas e são feitos, na maioria das vezes, por crianças. Para evita-los, o Samu filtra as ligações antes de encaminhar as ambulâncias para o atendimento.
Atendimentos
Em Dourados, cerca de 52% dos atendimentos do Samu foram clínicos. Além disso, no mesmo período 31,74% foram vítimas de trauma. Já atendimentos em casos psiquiátricos e pediátricos foram menos de 10% cada.