Unidades de saúde superam os mil exames preventivos na Dourados Rosa

-

Unidades básicas de saúde se empenharam nas ações da campanha Dourados Rosa. (Foto: Divulgação)
Unidades básicas de saúde se empenharam nas ações da campanha Dourados Rosa. (Foto: Divulgação)

A campanha Dourados Rosa idealizada pelo prefeito Murilo já superou os mil exames preventivos contra o câncer de colo do útero e clínicos das mamas realizados em mulheres neste mês de outubro, somente nas ações que ocorreram nas unidades básicas de saúde da família. As ações neste mês que ressalta a luta contra o câncer de mama, estão chegando à reta final. Mas, ainda é possível participar.

Cada unidade de saúde montou sua programação voltada à campanha. Tanto o exame preventivo quanto o clínico das mamas são realizados rotineiramente pelos postos, no entanto, neste mês as atividades foram intensificadas, com horários especiais para atender mais mulheres com os procedimentos, aliados a outras ações voltadas à mensagem de conscientização que a campanha requer.

Além dos exames, outras atividades foram desenvolvidas nas unidades voltadas à mulher. Na Vila Vieira, por exemplo, teve uma tenda do conto, onde mulheres contaram suas experiências com o câncer de mama, houve ainda ação das crianças orientando as mães sobre a alimentação saudável e como prevenir doenças. Fizeram ainda caixinhas de medicação, identificando as que devem ser tomadas, e outras.

Na Seleta, ainda teve 30 consultas médicas, sorteios de brindes e cada mulher que realizou algum procedimento ganhou um batom. Teve ainda palestras com o médico ginecologista da unidade Sergio Bazan sobre câncer de mama, com a cirurgiã dentista Karem sobre câncer bucal, e com acadêmicos de psicologia da Unigran sobre doenças psíquicas da mulher. Consultoras de beleza realizaram demonstrações de produtos, maquiagens, limpezas de pele e maquiagens. Também teve uma noite de atendimento exclusivo às mulheres das 17h às 22h30.

Na unidade Jardim Carisma também teve palestras sobre planejamento familiar, DST, câncer de mama e colo do útero, e distribuição de preservativos. Na Piratininga teve palestra da Escola Etalívio Penzo, sobre o câncer e DST para adolescentes, jovens e adultos. Na Vila Vargas teve palestra e grupo de caminhada junto com o Hiperdia, no Panambi café da manhã em parceria com o Cras (Centro de Referência em Assistência Social), e no Campo Dourado, Dia de Beleza e sorteios.

Além dessas muitas outras atividades foram realizadas pelas mais diversas unidades de saúde. Participam da campanha postos do Carisma, Piratininga, Vila Índio, Chácara Caiuás, Ouro Verde, Maracanã, Vila Vargas, Vila Vieira, Seleta, Izidro Pedroso, Indapolis, Cuiabazinho, Novo Horizonte, Panambi, Santo André, Vila Vieira, Campo Dourado, Cabeceira Alegre, Vila São Pedro e Vila Rosa.

ATIVIDADES CONTINUAM

Serão realizados o exame clínico das mamas e coleta de preventivo nas unidades Izidro Pedroso (dias 28 e 29), Vila Vieira (dia 28) e Carisma (dias 28 e 29). Na unidade Vila Vargas ainda terá palestra no grupo de caminhada quinta-feira (29).

Na Clínica da Mulher, também serão feitos esses exames na quarta das 07h30 às 11h e das 13h às 16h, e na quinta das 07h30 às 11h. Ainda na quinta-feira haverá às 8h palestra “Sexualidade na Mulher Mastectomizada” com o médico Luiz Machado Souza.

Terá também palestras de saúde e comemoração aos 16 Dias de Ativismo a partir das 8h no Cras Canaã I (dia 28) e Vila Cachoeirinha (dia 29). Na sexta-feira (30), a conscientização será feita nas atividades comemorativas do Dia do Servidor no Parque Rego D’água.

CORRIDA E CAMINHADA ROSA

A Dourados Rosa encerra no dia 31 com a “Corrida e Caminhada Rosa Abevê 2015”. As inscrições já estão abertas e mulheres de todas as idades podem participar. Para isso basta acessar o site oficial da prefeitura (www.dourados.ms.gov.br).

A campanha é uma realização da Prefeitura de Dourados com o apoio de parceiros. Nesta edição abraçam a causa a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital do Câncer, Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Unigran, Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Hospital do Câncer, Abevê, Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Câmara Municipal de Dourados.

plugins premium WordPress