Usina é responsabilizada e multada por ‘maior incêndio da história’ de Dourados

-

A Usina São Fernando foi multada em R$ 490 mil pelo Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) pelo incêndio de agosto do ano passado na Zona Rural do município.

Na ocasião, Josias Pertulino da Silva, que morava às margens da BR-463, região mais atingida, acabou morrendo carbonizado no que foi considerado como o maior caso do tipo registrado na cidade.

Segundo o órgão, a empresa teria infringindo leis alusivas aos deveres e cuidados. A notificação foi entregue no dia 1º de julho, terça-feira, e não está descartada outras penalidades à usina.

De acordo com a edição de hoje do Diário MS, além das penalidades por parte do Imam, existem outros processos que correm não só na PMA (Polícia Militar Ambiental), mas também na Polícia Civil.

A São Fernando irá recorrer da decisão. “É incabível [a multa] dentro do contexto que houve um incêndio criminoso e a usina foi a maior prejudicada, por ter perdido muitos hectares de cana e ser obrigada a fazer um replantio desnecessário”, contou um representante ao jornal.

O fogo teve início no dia 22 de agosto e consumiu mais de 22 mil hectares de vegetação entre a BR-463 e MS-279, na região próxima ao trevo que da acesso à Perimetral Norte. Na época, além de morte Josias, dezenas de cabeças de gado de uma propriedade rural onde o fogo se alastrou acabaram morrendo.

plugins premium WordPress