A 20ª sessão ordinária realizada pela Câmara de Vereadores de Ponta Porã na tarde desta terça-feira, 27 de junho, foi marcada por um número que demonstra o empenho e comprometimento dos parlamentares com o trabalho em benefício da comunidade. Em um semestre de trabalho, os vereadores de Ponta Porã apresentaram 700 indicações, documentos encaminhados para autoridades executivas tanto do Município quanto do Estado e do Governo Federal, solicitando a realização de serviços, obras, implantação de medidas para atender os moradores em diversas áreas.
A segurança pública e a infraestrutura ganharam destaque no trabalho do Legislativo neste primeiro semestre de 2017. Indicações solicitando mais policiamento, aparelhamento das forças públicas que combater e previnem a criminalidade, foram apresentadas na maioria das sessões ordinárias realizadas nas terças-feiras à tarde.
Pedidos de melhorias da infraestrutura urbana e rural compõem a maior parte dos trabalhos encaminhados pelos vereadores durante as sessões. Solicitações de serviços como recuperação e conservação das ruas, avenidas e estradas rurais, reparos na iluminação pública, limpeza e manutenção nos bairros, área central, distritos, também se destacam, pois os parlamentares ao apresentarem as indicações, na prática, encaminham ao Poder Executivo Municipal as queixas, pedidos e reclamações que ouvem diariamente dos moradores.
“Estamos caminhando para o encerramento do primeiro semestre e, com muita satisfação, os 17 vereadores têm trabalhado, procurando encaminhar os pedidos e conquistar as soluções para os problemas que angustiam nossa população. O vereador vê a dor dos moradores. Busca a solução, muitas vezes encaminhando os pedidos para quem pode resolver os problemas. Na maioria das vezes apresentando sugestões para que a ação do poder público seja eficaz”, argumentou o presidente da Casa de Leis, Otaviano Cardoso.
Até o final dos trabalhos neste primeiro semestre, os parlamentares estarão ultrapassando a marca das 700 indicações apresentadas. “Também temos um volume grande de projetos de lei tramitando nas comissões temáticas e que, em breve, serão colocados em apreciação no Plenário. São propostas que visam assegurar melhorias para a população, assegurando em lei, aplicação de medidas que
Apenas na sessão desta terça-feira, 27 de junho, foram apresentados para leitura seis projetos de lei, relacionados aos setores de saúde, educação, assistência social e patrimônio público. “Estas matérias passam a ser analisadas pelas comissões temáticas formadas pelos colegas vereadores que jã estão analisando um grande volume de projetos em tramitação nesta Casa”, acrescentou.
Durante a sessão desta terça-feira também foram apresentados projetos de decretos legislativos outorgando honrarias, como títulos de cidadania, medalhas do mérito legislativo e comenda fronteira de economia para personagens que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento social, político, econômico e cultural do Município de Ponta Porã. As honrarias deverão ser entregue sem sessão solene durante a programação das comemorações do aniversário de Ponta Porã.