Vereadores e prefeito criam “agenda positiva” em Ponta Porã

-

Vereadores de Ponta Porã receberam o prefeito Ludimar Novais. Reunião serviu para que os dois poderes pudessem aperfeiçoar as relações, visando beneficiar a população. Foto: Divulgação
Vereadores de Ponta Porã receberam o prefeito Ludimar Novais. Reunião serviu para que os dois poderes pudessem aperfeiçoar as relações, visando beneficiar a população. Foto: Divulgação

Os quinze vereadores de Ponta Porã participaram de um encontro com o prefeito Ludimar Novais para definir as prioridades nas ações que serão desenvolvidas pela Prefeitura a partir de agora. A reunião foi realizada no gabinete do presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes de Oliveira no final da tarde de sexta-feira, 14 de agosto.

Ludimar, acompanhado pelo secretário de Relações Institucionais, Reginaldo Almeida, ouviu atentamente cada vereador que teve a oportunidade de apresentar solicitações, sugestões e críticas. “Foi um diálogo franco, aberto. Uma verdadeira demonstração de exercício da democracia que, para nós, vereadores, significa a valorização do Poder Legislativo por parte do prefeito. Com isso, foram apontadas as prioridades nas ações que serão desenvolvidas a partir de agora, especialmente nas áreas de infraestrutura e saúde, setores que mais geram cobranças por parte da população. Esta reunião serviu para expor a verdadeira sintonia que deve existir entre os dois poderes. Temos certeza de que, quem ganha, é a população de Ponta Porã”, afirmou Marcelino.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, “os vereadores são muito cobrados pela população. Os pedidos chegam diariamente e nós procuramos apresenta-los para a administração municipal. A reunião serviu para que pudéssemos expor as principais necessidades e, após ouvirmos o prefeito, foi definida a estratégia de atuação para os próximos dias”, enfatizou Marcelino Nunes.

CRISE

O prefeito Ludiamr Novais, após a reunião, disse que o momento é de dificuldades para o município. “A crise que assola todos os municípios do Brasil também nos atinge. Por isso que precisamos adequar os investimentos naquilo que deve ser tratado como prioridade. Atravessamos problemas de ordem financeira. Estamos correndo risco de não honrar com nossos compromissos, caso novos ajustes não sejam feitos. Com possibilidades muito negativas, como o fechamento de serviços e a diminuição da qualidade. Ainda estamos com a situação financeira sob controle, pagando os salários dos servidores e fornecedores. Porém, não podemos descuidar. Várias prefeituras do estado não estão conseguindo pagar salários. E 60 prefeituras terão dificuldades para honrar o pagamento do 13° salário no fim do ano. Aqui, não temos esta situação por enquanto. Mas não podemos facilitar. Por isso que devemos priorizar os gastos naquilo que se torna indispensável para a nossa população”, explicou Ludimar.

Para ele, o setor da saúde, por exemplo, sofre com os gastos do Hospital Regional que atende a população de onze municípios da região de fronteira, inclusive o Paraguai. Com a notícia de que o governo do estado deverá retomar a administração do Regional, será possível aplicar os recursos nas unidades dos bairros e distritos. “Também vamos priorizar serviços como a coleta de lixo e correta destinação destes resíduos, além da iluminação pública”, apontou Ludimar.

Satisfeitos com os resultados da reunião, os vereadores disseram que ela foi produtiva na medida em que o prefeito ouviu as reivindicações que são feitas pela população: “a sociedade nos cobra diariamente. E hoje tivemos a oportunidade de mostrar ao prefeito as prioridades. Ele já foi vereador e sabe que o nosso papel é de acolher os pedidos, reclamações e sugestões dos moradores, repassando tudo para que o Poder Executivo possa tomar as providências atendendo aquilo que as pessoas pedem”, frisou o presidente da Casa de Leis, Marcelino Nunes.

plugins premium WordPress