O Dia de Finados em Ponta Porã terá visitação monitorada por equipes da Secretaria de Saúde do Município e Vigilância em Saúde. A abertura dos cemitérios será no sábado, tanto o Cristo Rei, quanto o São Vicente de Paula, terão que seguir alguns protocolos para evitar a propagação da Covid-19 nos dias que familiares visitarem os cemitérios no final de semana de Dia de Finados.

A prefeitura de Ponta Porã recomenda que as visitações sejam feitas durante todo o fim de semana e na segunda-feira, Dia de Finados, não somente no dia 2, afim de que sejam evitadas as aglomerações. Os cemitérios estarão abertos das 07h00 da manhã até às 17 horas e a permanência de visitantes nos locais será por um curto período de tempo. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Isabela Pini Guerreiro, o protocolo deverá ser seguido e terá o monitoramento intenso de várias equipes da secretaria de saúde.

As orientações de biossegurança para os dias de visitas aos cemitérios de Ponta Porã tem várias recomendações. Fica proibido que pessoas com quaisquer sintomas – febre, coriza, falta de ar ou outro sintoma gripal – adentrem os cemitérios. Pessoas que se enquadrem no grupo de risco para a Covid-19 devem evitar a ida aos cemitérios e as celebrações religiosas. Totens com álcool em gel 70% serão colocados nas entradas dos cemitérios.

Os visitantes serão orientados a lavarem as mãos sempre que possível ou usar o álcool em gel nos totens instalados nos locais e em lugares estratégicos. Outra medida da vigilância em saúde deverá ser a verificação da temperatura dos visitantes com termômetro infravermelho próprio para leitura corporal. Também será limitada a ocupação dos cemitérios em 50% de suas capacidades.

Também será obrigatório o uso de máscaras durante o período de permanência no local, sendo preferencialmente de tecido dupla camada ou TNT – tecido não tecido – confeccionadas conforme o que é exigido pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde. Outra recomendação das autoridades sanitárias é que crianças até 12 anos não entrem nos cemitérios,

Serão proibidos nos locais, o compartilhamento de objetos e utensílios de uso pessoal e o consumo de bebidas e alimentos no interior do cemitério. A equipe de Vigilância em Saúde terá apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar para fiscalizar a comercialização de produtos no entorno do cemitério. Todos deverão respeitar as normas de postura e demais regras de biossegurança sancionadas pelo poder público.