Workshop disponibiliza informações sobre saúde e segurança do trabalho

-

Trabalhadores do transporte de cargas perigosas e representantes de instituições prestadoras de serviços de urgência e emergência participam, nesta sexta-feira (24/07) e sábado (25/07), do 1º Workshop de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, promovido pelo Sintest/MS (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e Sesi, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS).

A técnica do Sesi, Luana Gonçalves, destacou a importância da formação continuada dos trabalhadores com foco na segurança e saúde, tendo em vista a qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, a redução dos acidentes de trabalho. “É papel do Sesi atuar nessa conscientização sobre a necessidade de se trabalhar com segurança estando atento ao seu ambiente de trabalho”, declarou.

O vice-presidente do Sintest/MS, Roberto Santana dos Santos, afirmou que o workshop possibilita o diálogo e a troca de experiências na gestão de saúde e segurança. “O evento busca discutir esses desafios e a importância do comprometimento na prevenção de riscos e acidentes no ambiente operacional”, comentou.

A programação contou com o curso sobre brigada de incêndio e primeiros-socorros ministrado por Sérgio Lopes da Costa, diretor da Fenix, que é um centro de capacitação e treinamento na área. “A segurança deve ser um dos principais valores de uma empresa, que deve sempre buscar reforçar os procedimentos de saúde e segurança”, disse. Já o curso sobre direção defensiva (prevenção de acidentes) foi ministrado pelo técnico do Sest/Senat, Herivelto Moises. “O respeito, a cortesia e o bom senso devem sempre prevalecer, porque em alguns casos não basta só obedecer as leis de trânsito”, falou.

O motorista da Pauli Metalúrgica, Maicon Santos da Silva, buscou o curso para se aperfeiçoar e disse que sempre há novidades para se informar. “Essa reciclagem é importante e agrega no dia a dia do trabalho”, afirmou. Já o técnico em segurança Argeu Dantas Maciel, que atua no ramo da construção civil quer levar as informações para o canteiro de obra. “Aqui conseguimos informações atualizadas para aplicar no trabalho para sempre atuar na prevenção dos acidentes”, pontuou.

Evento

Neste sábado (25/07), às 8 horas, tem curso sobre NR 33 (Norma Regulamentadora), que trata sobre segurança no trabalho em espaços confinados, e NR 35, que trata sobre segurança no trabalho em altura. Já no período da tarde, a partir das 13h30, será realizado um grande exercício simulado de acidente rodoviário com produtos perigosos, com a participação de todos os envolvidos, desde PRF e Corpo de Bombeiros até os trabalhadores.

O evento tem como público alvo trabalhadores da área de líquidos e combustíveis inflamáveis, da indústria da construção civil e pesada, da indústria sucroenergética e de indústrias diversas. O workshop também busca abranger representantes da PRF, Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, Grupo de Patrulhamento Aéreo, engenheiros de segurança, técnicos e tecnólogos de segurança no trabalho, ergonomistas, terapeutas ocupacionais, médicos do trabalho, acadêmicos de engenharia e estudantes de cursos técnicos e tecnólogos de segurança no trabalho.

plugins premium WordPress