Artigo: O Câncer

-

Bom dia, este tema já estava programado para lançarmos esta semana, e infelizmente hoje fui surpreendido com a notícia do falecimento de um grande amigo vítima de um câncer, este tema é bastante delicado e bem complexo, por isso decidi trazer de uma forma breve e bem clara, acompanhe com a gente.

Em agostos, comemoramos o Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer. Assim como o Dia Nacional da Saúde (05/08) e outras datas de prevenção, esse dia têm como objetivo chamar a atenção da sociedade para o cuidado constante com a saúde, por meio de medidas que podem prevenir não só o câncer, como também outras doenças.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), todos os anos, no mundo, mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer. Para mudar essa realidade, a informação é a maior arma nessa luta, e as campanhas educativas vêm reforçar a importância das práticas de prevenção que podem evitar diversas doenças. O risco de desenvolver vários tipos de câncer pode ser reduzido com a ajuda das informações e conselhamento na mudança do estilo de vida de uma pessoa, por hábitos saudáveis.

Hoje muitos pacientes são tratados com sucesso, especialmente nos casos onde acontece o diagnóstico precoce.

Trouxe algumas medidas simples que ajudam na prevenção:

? Amamentação materna;

? Alimentação saudável;

? Peso corporal adequado;

? Prática regular de atividades físicas;

? Evitar o uso exagerado de bebidas alcoólicas;

? Não fumar;

? Evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários mais intensos. Usar

sempre o protetor solar;

? Faça exames periódicos.

Por fim, é necessário cuidar da sua saúde! Não deixe de realizar seus exames preventivos, e sempre ter manter hábitos saudáveis.

Tenha um excelente dia.

Daniel Oliveira, Bacharel em Fisioterapia, com formação em Quiropraxia clínica, Pós grad. Traumatologia, Ortopedia e Reabilitação Esportiva, esp. em Geriatria e Gerontologia, em Gestão em Serviços de Saúde, MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças e semanalmente estaremos aqui para abordar assuntos pertinentes ao corpo, saúde e bem estar em geral. Siga @danieloliveir6

plugins premium WordPress