É hora de falar de uma outra ‘’Pandemia’’: a da inatividade física

-

Você já se exercitou hoje??

Bom dia, esse tema é bastante importante e pode te ajudar a ter uma vida mais saudável, prevenindo doenças e evitando comorbidades, acompanhe com a gente…

Uma grande parcela da população brasileira não atinge o mínimo esperado e necessário de atividade física por semana para se manter saudável: 150minutos de atividade intensa moderada ou apenas 75 minutos em atividade física vigorosa por semana. Porém não há um único país que não apresente índices preocupantes para esse fator de risco. Por conta disso, do alcance global confere à inatividade um status de PANDEMIA e em tempos de COVID-19 o termo pode se ia soar como desmedido, mas vejamos em um estudo de pesquisadores da universidade de Harvard demonstrou que, das 8,7 mi de mortes no mundo em 2018, nada menos que 9% algo entre 5 milhões de mortes que podem ser atribuídas à insuficiência de atividade física. Em outros termos a inatividade física seria uma grande responsável por uma em cada dez mortes do planeta.

Essas estimativas demonstram, ainda, que a falta de atividade foi uma grande responsável por 6% dos óbitos por doenças cardíacas e 7% por diabetes do tipo 2, 10% por câncer de mama e 10% por câncer de colón. Sendo isso no total de 1,3 mi de vidas por ano que poderiam ser poupadas se a inatividade fosse reduzida em pelo menos 25%.

Eis que surge a pandemia do COVID-19 e com ela necessidade de isolamento social para conter o avanço. O efeito colateral do isolamento é o aumento da inatividade, com revala um levantamento feito por uma empresa americana FITBIT, que em seu estudo analisou dados de 30 Mi de usuários de dispositivos que medem o numero de passos diários, americanos, espanhóis, italianos e brasileiros apresentaram uma redução de atividade física de 12%, 38%,25% e 15% respectivamente, na quarta semana de marco deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019.

A atividade física poderia proteger contra o COVID-19? Ainda é cedo para responder, mas um estudo recente que avaliou 380 mil ingleses jogou uma luz sobre essa questão. Estimativas de risco demonstraram que a inatividade pôde explicar 8,6% dos casos graves de Covid-19. Outros 29,5% foram atribuídos à obesidade, condição que por sua vez pode ser prevenida pela atividade física.

Um outro estudo publicado na revista da sociedade Americana de Fisiologia, estima que por causa da pandemia o número de óbitos por todas as causas pode escalar em 535 mil mortes ao ano se a inatividade aumentar em 10% na população. Com incrementos de 25% em um cenário realista seria 1,3 milhão de mortes a mais. Caso a inatividade aumente em 50% em decorrência da pandemia e do isolamento social, isto poderá resultar na morte adicional de 2,7 milhões de pessoas.

Mesmo com o progressivo relaxamento das medidas de isolamento social, grupos de riscos como idosos, obesos e doentes crônicos deverão continuar enfrentando restrições de circulação mais rígidas e duradouras, pelo menos até uma vacina ser desenvolvida ou a imunidade populacional atingida. A promoção da atividade física em domicilio é uma modalidade barata, segura e eficaz que pode ser uma saída.

Importância da Atividade física

A prática de atividade física está diretamente relacionada com a melhora da qualidade de vida de uma pessoa

Atividade física é, sem dúvida, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias. A seguir, vou listar os principais benefícios de se praticar atividades físicas e também os riscos de se ter uma vida sedentária.

A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

· As atividades físicas controlam os níveis de colesterol.

· A atividade física pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade.

· A atividade física melhora o condicionamento muscular e também cardiorrespiratório.

· A atividade física provoca uma série de mudanças no organismo, tais como o ganho de massa muscular, que está diretamente relacionado com a melhora da autoestima.

· A atividade física é importante para o controle de peso.

· Atividade física melhora dores e diminui a incapacidade funcional.

· A prática de atividades físicas melhora a qualidade do sono.

· As atividades físicas melhoram o desempenho cognitivo.

· A prática de atividades físicas reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente.

Percebemos, portanto, que a atividade física é importante nos mais variados aspectos da nossa vida e é essencial para uma vida mais saudável e um envelhecimento tranquilo. Procure seu médico e comece o quanto antes a mudar sua vida.

De Bruno Gualano por: Daniel Oliveira, Bacharel em Fisioterapia, com formação em Quiropraxia clínica, Pós grad. Traumatologia, Ortopedia e Reabilitação Esportiva, especializando em Geriatria e Gerontologia, em Gestão em Serviços de Saúde, MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças e semanalmente estaremos aqui para abordar assuntos pertinentes ao corpo, saúde e bem estar em geral. Siga @danieloliveir6

plugins premium WordPress