O Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS (Concen) e representantes da concessionária estiveram ontem 16/01, em Nioaque, a 180 km de Campo Grande, para ação de cadastramento da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

De acordo com a concessionária,  considerando as áreas urbana e rural, mais de 380 famílias estão aptas a conquistar o desconto e reduzir suas contas em até 65%.O atendimento foi no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), que fica na Rua Coronel Camisão, 278, Jardim Ouro Verde. “Tivemos um resultado muito proveitoso, atendemos 120 pessoas com 97 cadastros e foi intenso o movimento”, diz a presidente do Concen, Rosimeire Costa.

Ao fim da ação, foi definido, em reunião com a Secretária de Assistência Social de Nioaque, Larissa Martelosso, que haverá novas atividades envolvendo 11 assentamentos e visita às aldeias, uma vez que há um grande público a ser atendido entre quilombolas e indígenas. “Não conseguimos chegar a 10% deste público. Vamos voltar, ficar dois dias nas quatro aldeias e também vamos alinhar um dia para concentrar atendimentos dos assentamentos”.

Um dos pontos cruciais da conversa com a secretária foi justamente que a ação deve ser realizada após a regularização do CadÚnico, uma vez que muitas famílias estão sem o NIS (Número de Identificação Social), condição obrigatória para acessar o benefício.

Para fechar a nova data, a Secretaria fará reunião com as lideranças, mas a perspectiva é que ocorra até março.“Nosso projeto de busca ativa também inclui o cadastramento, uma alternativa é preparar estagiários que ajudem a Secretaria a promover esse cadastramento”, finaliza Rosimeire.