Curta realizado por estudantes da UFGD vence Festival Universitário do Audiovisual

-

Comprovando que, muitas vezes, força de vontade e bons parceiros são ferramentas suficientes para se realizar sonhos, o acadêmico de Artes Cênicas da UFGD Wilyam Stevan Nicolay recebeu, na última semana, o prêmio de primeiro lugar na categoria vídeo de ficção do Festival Universitário do Audiovisual (FUÁ).

Competindo com outras quatro produções, o vídeo “Rosa são Vermelhas Violetas são Sangrentas”, dirigido pelo estudante, foi o grande campeão da premiação realizada no dia 8 de dezembro, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande. O Festival é uma iniciativa da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para fomentar a produção audiovisual universitária em várias vertentes, como ficção, publicidade, arte, entre outras.

Wilyam conta que o processo produtivo durou aproximadamente cinco meses, após o surgimento da ideia, no final de 2013. Para se chegar aos 13 minutos do curta, a equipe dirigida pelo aluno da UFGD teve de se desdobrar entre as filmagens e a rotina de trabalho, estudos e vida pessoal.

“Um dia, antes de dormir, tive na mente o primeiro fragmento do que mais tarde seria nosso roteiro”, relembra o jovem cineasta, que diz ter um estilo diferenciado de fazer filmes. “Queria que o curta fosse algo ácido, mas engraçado”, explica, lembrando que o filme acabou se tornando um grande trabalho, em função de a equipe ser pequena e não haver qualquer orçamento prévio, tendo sido mesmo a parceria a grande moeda de troca dessa experiência.

O estudante, de 22 anos, é de Rio Brilhante e está em Dourados há dois anos e meio, já trabalhando com audiovisual e cursando a graduação em Artes Cênicas na UFGD. Para o futuro pessoal, ele projeta o cinema como meta profissional e, para o futuro do curta, mais festivais.

Com uma equipe toda composta por alunos de Artes Cênicas, “Rosas são Vermelhas Violetas são Sangrentas” foi filmado em Dourados, em 2014. O elenco é composto por Antonio Martins e Natalia Mazarin (que também cuidou do figurino), a produção é de Wilson Baruki e Tig Vieira (que também ficou responsável pelo design gráfico), a maquiagem é de Jaqueline Altenhofer e a edição, a câmera, a luz e a visualidade foram feitas por Wilyam.

plugins premium WordPress