As 25 equipes que participam da etapa estadual do Desafio Senai de Projetos Integradores terão suas ideias avaliadas nesta quinta-feira (16/07) por uma banca avaliadora composta por representantes do Senai de Mato Grosso do Sul (Assessoria de Relações com o Mercado, ISI Biomassa, Gerência de Tecnologia e Inovação e Laboratório de Meio Ambiente) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação). Serão selecionadas quatro ideias uma para cada desafio lançado e o resultado estadual será divulgado na próxima semana na própria plataforma em que foram lançadas e complementadas as ideias, sendo que no Estado o trabalho envolveu 100 alunos, 50 professores e mais de 20 interlocutores integradores.
Segundo a interlocutora pelo Desafio no Estado, Carolina Ramos Buscarons Iwano, desde maio os alunos trabalharam na elaboração das ideias e lançaram na plataforma www.inovemaispr.com.br, sendo que por duas vezes as equipes puderam complementar as ideias, acatando algumas das sugestões apontadas na plataforma de inovação aberta. “As ideias envolvem soluções para quatro desafios: transformação de resíduos industriais, utilização de energia renovável, melhorias na mobilidade urbana e utilização da água. O Desafio de Projetos Integradores é um marco para o desenvolvimento da educação profissional e permite a prática de uma educação inovadora e empreendedora, contribuindo para aumentar a apropriação da metodologia Senai de Educação Profissional no nosso dia a dia”, declarou.
Ela destacou ainda que o trabalho surtiu resultados tão positivos que o Senai em Mato Grosso do Sul quer prosseguir com as ações. “O Senai do Estado foi o pioneiro no Brasil a incorporar os projetos integradores nos projetos de cursos de habilitação técnica de nível médio, atendendo assim, o que o mercado espera com relação aos profissionais. Atualmente o mercado precisa que o trabalhador vá além do fazer puro da sua ocupação, que busque a inovação e soluções”, disse, informando que no dia 15 de setembro deste ano serão divulgados os nomes dos vencedores em âmbito nacional
Panorama nacional
Em todo o Brasil o Desafio Senai de Projetos Integradores mobilizou mais de 2.200 alunos de cursos técnicos em todo o Brasil, envolvidos em 571 projetos, na busca de soluções a problemas enfrentados pelas indústrias do País. A iniciativa é do Senai Nacional, com apoio do Senai Centro Internacional de Inovação, em Curitiba (PR). De acordo com Elaine Cristina de Andrade, da área de Educação do Senai no Paraná, sob a orientação dos professores, os alunos trabalham em sala o desenvolvimento de projetos relacionados aos quatro desafios.
Segundo Elaine, o desafio tem dois pontos principais. “O primeiro é a integração dos alunos para que durante o aprendizado por projetos, se inspirem no caminho do empreendedorismo e vislumbrem novas oportunidades no real contexto em que estão inseridos. O segundo é vincular o aprendizado técnico com mais um curso diferente, o que se transforma em desafio para o aluno e para o docente orientador”, declarou, completando que os estudantes que participam do desafio interagem e postam suas ideias e soluções na plataforma www.inovemaispr.com.br.