Chuva de 65.4 mm acompanhada de vento forte deixou estragos em Dourados. Foram registrados diversos pontos de alagamento, árvores caídas em muitos bairros, além de falta de energia elétrica.
Conforme o Guia Clima Embrapa, o acumulado foi registrado em 2h04. O vento chegou a atingir 39 km/h na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.
Entre os estragos, um comércio e um veículo foram atingidos por árvore na rua João Vicente Ferreira. Na Vila Industrial, árvore caída na rua Delfino Garrido impedia a circulação de veículos, além de ter atingido a rede elétrica e impactado no fornecimento de energia da região.
Inúmeras árvores caídas também foram registradas na região do Santo André, bem como na área central, entre outros bairros.
Em frente a 1° Delegacia de Polícia por exemplo, e em frente ao Fórum, árvores de grande porte caíram na via e atrapalhavam o tráfego.
Imagens que circulavam nas redes sociais mostravam ainda, precariedade na estrutura do Hospital da Vida, onde “chovia” dentro de quartos com pacientes.
Comércios também tiveram prejuízos com o temporal. Um grande atacadista registrou estragos com a chuva e outro mercado em bairro nobre também registrou alagamento. Terminal rodoviário e comércio próximo também foram inundados pela água.
A prefeitura emitiu um comunicado que versa sobre alerta aos motoristas diante da queda de árvores no município. Ainda na página oficial divulgou os números da Defesa Civil (3421-0472) e da Guarda Municipal (98115-8045) para a população.
A Guarda Municipal e a Defesa Civil realizavam a retirada de árvores caídas no município, nesta noite (01).
Ainda não há um balanço oficial com os estragos causados pelo temporal desta terça-feira (01).
A previsão para a chuva média mensal em março, em Dourados, é de 137.4mm, conforme o Guia Clima Embrapa.