Acadêmicos de Psicologia/UFGD promovem as atividades por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).
“Educação se aprende em casa, a escola é lugar para ensinar conteúdo”. Essa sentença é muito repetida no ambiente escolar e também fora dele. Sem dúvida, é no seio familiar que as pessoas aprendem suas primeiras lições sobre respeito, tolerância e cooperação. Contudo, a escola também é lugar onde se deve discutir temas ligados à ética e à responsabilidade.
Para estimular o debate sobre ética, moral, justiça e respeito às diferenças, acadêmicos do curso de Psicologia da UFGD estão realizando um projeto em escolas públicas de Dourados.
As discussões são conduzidas de forma a privilegiar a participação dos alunos através de dinâmicas e atividades diferenciadas, incentivando a troca de experiências e informações. Os temas e as atividades são preparados de acordo com a idade dos alunos e conforme a série escolar que estão cursando.
Na Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmaram, foi discutida a temática “ética” com estudantes da 3ª e 4ª Fase do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, os encontros debateram “orientação sexual” com estudantes do Ensino Médio, também no período noturno. Na Escola Estadual Daniel Berg e na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos também foi trabalhado o tema da “ética”.
Essas atividades estão ligadas ao PIBID, que incentiva estudantes dos cursos de licenciatura a participar de atividades práticas nas escolas públicas. Os trabalhos do PIBID Psicologia são coordenados pelos professores Cristiano da Silveira Longo e Jaqueline Batista de Oliveira Costa, e envolvem 30 acadêmicos bolsistas desse curso.
O professor Cristiano destaca que esse programa contribui para a qualidade da formação dos futuros professores que se formam nas universidades brasileiras. “O PIBID promove importante aproximação entre a universidade e a escola pública, oxigenando as práticas e o cotidiano escolar”, afirma.
As atividades do PIBID Psicologia devem continuar no próximo semestre, quando serão trabalhados os temas “Pluralidade Cultural” e “Orientação Profissional”.