FAB intercepta aeronave do narcotráfico no Estado do Pará

-

Caças da Força Aérea Brasileira – FAB, interceptaram na manhã de quinta-feira (15), uma aeronave de forma clandestina no espaço aéreo braseiro. A aeronave ostentando matrícula PT-VSB foi interceptada no estado do Pará por dois caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB). A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em parceria com a Polícia Federal, no contexto das atividades de policiamento do espaço aéreo brasileiro.

O avião, modelo Embraer EMB-810, Seneca III, foi detectado pelos radares da Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), tendo sido submetido às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). Conforme previsto nos protocolos operacionais, os pilotos da FAB realizaram o reconhecimento à distância e a interrogação da aeronave, seguidos por procedimentos de intervenção, incluindo ordens de mudança de rota e persuasão, o tiro de aviso.

Após isso, o piloto da aeronave realizou um pouso forçado em local não preparado, nas proximidades da cidade de Altamira, Pará. Logo após a aterrissagem, os ocupantes atearam fogo na aeronave e fugiram do local. Foi acionado um helicóptero de resgate H-60 Black Hawk da FAB, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação, o Esquadrão Harpia, transportando agentes da Polícia Federal responsáveis pelas Medidas de Controle no Solo. Na aeronave foram encontrados 200 quilos de skunk, apreendido pela Polícia Federal, que segue em investigações para chegar aos responsáveis pelo avião e o esquema de tráfico.

plugins premium WordPress