Um grupo de indígena oriundo da Aldeia Jaguapiré, em Tacuru, está bloqueando neste momento, o trecho da Rodovia MS-295 que liga Tacuru a cidade de Iguatemi.
No bloqueio, que acontece na altura do posto abandonado da IAGRO, estão parados veículos de passageiros, veículos de carga e até ônibus de passageiros.
De acordo com as informações, a motivação da do bloqueio seria em relação à saúde na comunidade indígena, que conta com aproximadamente mil habitantes.
Os indígenas querem a saída do chefe do Pólo da SESAI (Secretaria Especial da Saúde Indígena) em Tacuru, Gilmar Rodrigues e a nomeação de um índio para ocupar o cargo.
Por conta dessa situação, na semana passada uma equipe de saúde, composta inclusive por médico e enfermeiros ficaram reféns dentro da Aldeia Jaguapiré por determinado tempo. Eles só foram liberados após a Polícia Federal ser acionada.
Segundo as informações, o bloqueio na MS-295, que integra o trecho da rodovia conhecida como “Guaira-Porã” e é a principal ligação entre a região de fronteira no sul do Estado com a região sul do País, não tem prazo para terminar.