O INSS fará Mutirão de atendimentos aos indígenas da Aldeia Limão Verde, em Amambaí, distante 380 quilômetros de Campo Grande, entre os dias 24 e 28 deste mês. A ação é em atendimento a portaria emitida pelo Diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão, André Paulo Fidelis. Além das Gerências de Dourados e Campo Grande, o diretor também oficializou a Defensoria Pública Federal para participar da ação.
Os atendimentos serão feitos por servidores da Gerência-Executiva em Dourados. A aldeia, localizada 20 quilômetros da cidade, é uma das mais populosas da região sul do Mato Grosso do Sul. O objetivo é levar as informações previdenciárias de forma a entendimento dos segurados. O diretor Fidelis explana da necessidade de haver uma “questão para informar didaticamente e com linguagem acessível os direitos previdenciários, a forma de exercício e a parte prática dos requerimentos de benefícios junto ao INSS, sendo que, da parte administrativa, só com essa prestação de serviços, o acesso à justiça já se perfaz”, relatou no dispositivo.
Pelo INSS estarão presentes, além dos servidores envolvidos Roberto Dal Col Filho – Coordenador – Geral de Administração de Informações do Segurado, Iracemo da Costa Coelho – Coordenador de Gestão de Benefícios Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste; Raimundo Martins Pereira Ruiz – Gerente-Executivo de Campo Grande e Noé Costa da Silva – Gerente-Executivo de Dourados.
Indígenas
A Aldeia Limão Verde é a segunda mais populosa do Mato Grosso do Sul e reúne cerca de 7.500 indígenas da etnia Guarani Kaiowá. O município de Amambai conta, ainda, com outras duas aldeias – a Jaguari e a Limão Verde, totalizando aproximadamente 10 mil indígenas.