Jornalistas e acadêmicos debatem a visibilidade da comunidade LGBT

-

Nesse sábado (31), o Cineclube apresentou o curta-metragem “A Joaquim”, um documentário no qual travestis que vivem em Dourados falam sobre suas vidas e seus cotidianos. O debate após o filme se estendeu por duas horas, com a presença de alunos da UFGD, jornalistas e público do Cineclube.

O debate contou com a participação da professora Simone Becker e da estudante Gracia Sang A Yang Lee, que são produtoras do filme “A Joaquim”. Elas explicaram quais as razões para produzir um documentário sobre as travestis, e como foi o processo de produção e edição das gravações. “As travestis são extremamente ousadas porque elas desafiam a lógica binária da nossa sociedade, que divide e polariza tudo entre ‘bom ou mau’, ‘certo ou errado’, ‘homem ou mulher'”, argumentou a professora Simone.

Também participaram da discussão os jornalistas Miguel Doldan e Thalyta Andrade, que abordaram como os meios de comunicação produzem ou reproduzem discursos que discriminam homossexuais, transexuais e travestis.

Thalyta produziu um especial sobre as travestis douradenses para o site Dourados News em 2013. A série de reportagens foi pensada a partir da forma como a imprensa noticiou a morte de Marcelly Tavares, em agosto de ano passado. Diante de questionamentos sobre como o jornalista deve se dirigir às travestis (se o certo é “o travesti”, ou “a travesti”, por exemplo), Thalyta entrou em contato com a presidente da Associação dos Gays, Lésbicas, Transgêneros de Dourados (AGLTD), Claudia Assunção. Assim começou uma série de entrevistas com travestis, que contaram quais são os problemas, medos e perigos que vivenciam trabalhando nas ruas.

Miguel analisou como os meios de comunicação ainda segregam alguns grupos sociais, como os transgêneros e travestis, reforçando preconceitos a partir de discursos já estabelecidos. Ele destaca que atualmente existe uma expectativa de mudança, pois muitos profissionais de comunicação percebem a função social do jornalismo. “Todos grupos sociais devem ser representados no discurso jornalístico”, defende ele.

Diálogos em Comunicação

A exibição do filme “A Joaquim” é uma atividade do Cineclube UFGD em parceria com o projeto de extensão “Diálogos em Comunicação”, promovido pela Assessoria de Comunicação da UFGD com apoio do Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados (SINJORGRAN).

O “Diálogos em Comunicação” é um projeto de extensão que prevê a realização de minicursos voltados para jornalistas, com formato de palestras e atividades a serem realizadas online pelos participantes.

A programação do projeto prevê a realização de minicursos sobre jornalismo especializado em agricultura, o papel do jornalismo na fiscalização dos gastos públicos, a acessibilidade na comunicação, o uso de mídias sociais na assessoria de comunicação, e o jornalismo sobre tecnologias.

As inscrições para o projeto estão abertas, e podem ser feitas pelo e-mail dialogosemcomunicacao@gmail.com. Basta enviar nome completo, RG ou CPF, dados profissionais, telefone e e-mail para contato.?

plugins premium WordPress