Dia 20 de março (sexta-feira), as operadoras de telecomunicações, a Sinditelebrasil a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) firmou um acordo histórico para combater a crise do coronavírus no país. As operadoras que entraram nesse compromisso inédito foram a Algar, Oi, Vivo, Claro, TIM, NeoTV , Sercomtel e Abrint, embora a Anatel deixou a porta aberta para receber mais companhias de telecomunicações. Em síntese, os acordos estabelecidos foram que os serviços de telecom vão continuar funcionando normalmente, com planos de ação também para as próprias operadoras.
Estabelecimentos e serviços de saúde terão atendimento prioritário por parte das companhias. As operadoras também se comprometeram a ter em conta as dificuldades do consumidor, como a recarga de crédito para clientes pré-pago, para que mesmo em isolamento, os usuários possam ter acesso aos mesmos serviços que já tinham antes.
As prestadoras também vão continuar enviando mensagens de alertas sobre a doença (prevenção, sintomas e links úteis). Por último, o acesso ao aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde o Coronavírus-SUS não vai consumir nada da franquia de dados dos clientes de telefonia móvel.
Algumas destas empresas já alteraram sua oferta para aderir as medidas da Anatel. Sendo assim, a TIM Live Internet vai liberar mais internet fixa para os clientes e dará também mais velocidade de conexão, tudo de forma gradativa. A Claro, por outro lado, vai disponibilizar wifi de graça em locais públicos.