Paisagens do Pantanal além das cinzas é tema de diálogo promovido pelo curso de Geografia da UFGD

-

Inscrições para Licenciatura em Letras-Libras podem ser feitas de 21 de setembro a 20 de novembro, exclusivamente pela internet. Foto: (Divulgação)

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) convida toda a comunidade interessada para participar do projeto “Diálogos online em tempos de covid-19”.

Os encontros são semanais e acontecem pela plataforma Youtube, no canal https://www.youtube.com/channel/UChjuKren2gsD1NmEUS8KlUQ, onde as lives também ficam salvas para aqueles que desejarem assistir em outro momento. Encerrando a discussão da série “Paisagens brasileiras”, o diálogo desta segunda-feira, 28 de setembro, terá início às 15h (horário do MS) com o tema “Antes das cinzas havia cores: paisagens do Pantanal”, que será debatido com a professora Patrícia Cristina Statella Martins, da UEMS, doutora em Geografia pela UFGD. Esta série já trouxe discussões importantes sobre Zoogeografia do Brasil, Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Mangue, Pampas, dentre outros.

Com cerca de duas horas de duração, cada diálogo traz como convidado um pesquisador ou pesquisadora do Brasil que debate assuntos relacionados à área da Geografia e temas importantes para o momento atual de pandemia. Além de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, o projeto pretende colaborar, ainda, com professores e alunos do ensino médio. “Diversidade na Geografia” vai ser a série discutida nas próximas semanas, com objetivo de demonstrar a riqueza dessa ciência e sua importância no século XXI, além de incentivar a pesquisa científica nos campos da Geografia. A programação é atualizada semanalmente e divulgada nas redes sociais do projeto, que podem ser acessadas pelo link https://linktr.ee/PetgeoUFGD.

ULTRAPASSANDO OS LIMITES DA UFGD

De acordo com o tutor do PETGeografia, Charlei Aparecido da Silva, o projeto foi pensado como um complemento do processo de ensino frente ao isolamento social. “Uma forma dos acadêmicos do PET manterem o vínculo com a universidade e motivá-los no desenvolvimento de suas atividades junto ao programa”. Foi pensado como instrumento de diálogo entre os acadêmicos do PETGeografia com alunos do ensino médio, mas tomou uma dimensão para além da UFGD. Desde o início do “Diálogos online”, em março, até o momento, foram registrados mais de 6,6 mil participantes e aproximadamente 23 mil pessoas visualizaram os vídeos do canal.

Os acessos mostram participação de estudantes de outros estados brasileiros e de países como Uruguai, Chile, Peru, México, Equador, Argentina, Moçambique, Indonésia, Espanha, Portugal e França. Superando todas as expectativas, o projeto foi um dos poucos na área da Geografia que disponibilizaram lives sobre o tema no início da pandemia no Brasil. Ainda segundo o professor Charlei, essa recepção positiva é resultado do processo de organização das atividades, sua regularidade e a importância dos pesquisadores convidados. “A maioria são referências em sua áreas, com livros publicados e bolsistas pesquisadores do CNPq.

Além disso, o formato que traz, ao mesmo tempo, informalidade e discussão de temas importantes, junto à mescla de pesquisadores sêniores com jovens pesquisadores, também demonstraram uma estratégia interessante”, pontua.

SAIBA MAIS “

A pandemia nos afastou da sala do PETGeografia, nos tirou o café, a convivência na Faculdade de Ciências Humanas, a convivência universitária, mas não nos tirou o comprometimento com aquilo que prevê o programa PET/MEC:  a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a educação tutorial como um instrumento de melhoria no processo de formação, inclusão e permanência dos alunos na universidade”, defende Charlei. O Grupo PETGeografia da UFGD foi criado em 2009, tendo como foco o desenvolvimento de ações que conciliassem ensino e extensão e que, posteriormente, pudessem permitir o aprofundamento de temas de pesquisa. Nesse sentido, estabeleceu uma rotina de trabalho que valoriza ações coletivas e interdisciplinares.

Para isso, o Grupo centrou em aspectos de trabalho que abordam: Cinema e educação (discussão de filmes diante de um ponto de vista geográfico); Cidadania; Formação e Capacitação (através de minicursos e oficinas); Laboratorial – a construção de saberes e Pesquisa. Saiba mais sobre o Programa em: https://linktr.ee/PetgeoUFGD Conheça o canal onde acontecem as lives e onde as mesmas ficam registradas: https://www.youtube.com/channel/UChjuKren2gsD1NmEUS8KlUQ. A programação do “Diálogos online em tempos de covid-19” encontra-se no perfil do Instagram: https://www.instagram.com/petgeografiaufgd/.

plugins premium WordPress