Pesquisador de MS fala sobre biodiversidade brasileira em evento global

-

Professor e Doutor em Ecologia, José Sabino, é um dos palestrantes do 6ª reunião da Rede Global Biodiversity Heritage Library (gBHL). Foto: Divulgação
Professor e Doutor em Ecologia, José Sabino, é um dos palestrantes do 6ª reunião da Rede Global Biodiversity Heritage Library (gBHL). Foto: Divulgação

O Brasil abriga, aproximadamente, 15% das espécies do Planeta. Uma síntese desta riqueza nacional será apresentada pelo biólogo e professor da Anhanguera-Uniderp, José Sabino, a pesquisadores e profissionais brasileiros e do exterior relacionados com biodiversidade e informação científica, nesta sexta-feira (8), em São Paulo.

O evento integra a programação da 6ª reunião da Rede Global Biodiversity Heritage Library (gBHL), encontro com amplitude internacional e que este ano é organizado pelos Programas SciELO (Scientific Electronic Library Online) – uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros – e BIOTA (Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade) da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo).

Além do Brasil, a gBHL conta com a participação da África do Sul, Austrália, China, Egito, Estados Unidos e Europa, e trabalha de forma colaborativa para acumular bibliografia sobre biodiversidade e divulgar o livre acesso à esta literatura.

Coordenador do projeto sul-mato-grossense ‘Peixes de Bonito’, José Sabino reúne experiência em planejamento e gestão de biodiversidade, comportamento animal e história natural de peixes. Durante o evento global, o professor da Anhanguera-Uniderp pretende fazer uma abordagem geral da posição superlativa do Brasil no quesito biodiversidade. “Nosso país tem parte expressiva da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, que também é considerada uma das maiores regiões selvagens remanescentes. Além dela, temos o Pantanal, a Caatinga e áreas ameaçadas e detentoras de alta biodiversidade como a Mata Atlântica e o Cerrado”, esclarece o biólogo. Completando o patrimônio natural do país, Sabino também vai apresentar aspectos gerais sobre os Pampas e os Ambientes Costeiros.

plugins premium WordPress