Saúde aprimora abordagem a usuários de crack em Dourados

-

A abordagem a usuários de crack e outras drogas é aprimorada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados através do projeto “Caminhos do Cuidado”. Por meio deste, agentes comunitários de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem são capacitados para melhor lidar com dependentes químicos e incentivar o acesso destes ao tratamento.

As oficinas começaram em fevereiro deste ano. Ao todo, cerca de 320 profissionais da saúde serão capacitados até o final deste ano. A oportunidade de participar da capacitação foi ofertada a todos os agentes, técnicos e auxiliares, sendo que a participação é voluntária.

Durante o curso, os profissionais conhecem na teoria e na prática, as maneiras mais adequadas de realizar abordagens aos usuários, já que se deparam constantemente com estes durante as visitas domiciliares ou no atendimento a pacientes que procuram as unidades básicas de saúde.

 “Muitos usuários deixam de fazer o tratamento porque tem medo ou vergonha da condição. Queremos que eles sintam confiança na equipe, bem acolhidos e que enxerguem a Atenção Básica como uma referência para procurar ajuda”, explicou uma das tutoras do projeto Marlaine Mendes Wolf Viegas.

Ela lembra que o papel dos agentes não é tratar o paciente, mas saber a melhor maneira de mostrar os benefícios, incentivar e mostrar os caminhos para o tratamento que é feito através de serviços especializados.

O serviço de referência para o tratamento de dependentes químicos em Dourados é o Caps-AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas), mantido pela prefeitura. Ele recebe pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde e também é um serviço “porta aberta”, ou seja, o usuário pode ir diretamente ao local para iniciar o tratamento. A prefeitura ainda realiza o acompanhamento social das famílias que possuem dependentes químicos através dos Cras (Centros de Referência em Assistência Social).

plugins premium WordPress